Os guardas municipais da cidade de Serrinha receberam do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas um curso de capacitação para captura e resgate de animais. As aulas ocorreram durante os dias 16 e 17 de janeiro, na sala de reuniões do Zoo.
Foto Reprodução: Site Inema |
A ação foi realizada por meio de solicitação do grupamento e teve como palestrante o médico veterinário Nestor Blanco, responsável pelo setor de clínica e quarentena do Parque. Foi apresentada a forma correta de conter e capturar os animais, destacando particularidades de cada gênero, e os equipamentos possíveis de utilização, seja com pulsar, rede, ou luva de mão.
O curso aconteceu ao longo dos dois dias e foi dividido por espécies. No primeiro, durante a manhã, tratou sobre a contenção de mamíferos e, durante a tarde, sobre a contenção de aves. Já no segundo dia, pela manhã, a contenção de répteis e por ultimo, durante a tarde, sobre a contenção de serpentes e ofídicos – com apresentação prática.
Segundo Blanco, cursos como estes tem grande importância, “pois dão a eles a noção de como manipular e conter esses animais tendo em vista sempre o bem estar do animal, e evitando riscos e acidentes tanto para gente, quanto para os próprios animais e observadores que estão ao redor.”
Para o Guarda Civil Militar Edinaldo Lisboa Pinto, ex-comandante da GMC de Serrinha, o curso é importante para o seu dia a dia como profissional, e também para sua vida pessoal. “Essas ações de conscientização que o Inema transmite são muito importantes para que as pessoas possam ver com outros olhos a nossa fauna e assim possam ajudar na preservação dos animais, sobretudo os que encontram-se em extinção”, opinou.
Fonte: Inema Ba
Sem comentários:
Enviar um comentário