O prefeito de Tucano, José Rubens Arruda (PSB), suspendeu nesta sexta-feira (27) a festa de São João do município do nordeste baiano. O cancelamento dos festejos juninos foi por conta da seca que atinge toda a região do semiárido baiano. O município decretou estado de emergência em razão da escassez de chuva. A comemoração que acontece todos os anos no distrito de Caldas do Jorro é considerada uma das mais tradicionais da Bahia. Em 2011, quase 30 mil visitantes desembarcaram na cidade para acompanhar os shows de Elba Ramalho, Zé Ramalho e Flávio José.
No decreto, o gestor justifica a decisão devido a necessidade da realização de ações para minimizar os efeitos da seca e para seguir a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que as unidades federativas atingidas pela estiagem “adotem uma imperiosa necessidade de contenção de despesas”. “Ficam suspensas as festividades juninas ou qualquer atividade comemorativa promovida com recursos públicos municipais no âmbito de toda a Administração Pública Municipal durante o período em que o município se encontrar em situação de emergência. (...) Fica vedado o patrocínio com recursos públicos municipais, ficando as despesas exclusivamente a cargo dos seus organizadores”, diz o documento.
Fonte: BCSNo decreto, o gestor justifica a decisão devido a necessidade da realização de ações para minimizar os efeitos da seca e para seguir a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que as unidades federativas atingidas pela estiagem “adotem uma imperiosa necessidade de contenção de despesas”. “Ficam suspensas as festividades juninas ou qualquer atividade comemorativa promovida com recursos públicos municipais no âmbito de toda a Administração Pública Municipal durante o período em que o município se encontrar em situação de emergência. (...) Fica vedado o patrocínio com recursos públicos municipais, ficando as despesas exclusivamente a cargo dos seus organizadores”, diz o documento.