sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cirurgia de separação de gêmeas xifópagas baianas é adiada


Estava tudo pronto para a cirurgia de separação das gêmeas baianas. Maria Clara e Maria Eduarda, gêmeas xifópagas, foram internadas na segunda-feira e fariam a cirurgia na terça, mas foram liberadas para voltarem pra casa de acolhida.

As gêmeas de três meses estão em Goiânia para fazer a cirurgia de separação. Unidas pelo abdome, as garotas, que compartilham apenas um fígado, estão internadas no Hospital Materno Infantil, referência em cirurgia de separação de gêmeos siameses.


O cirurgião pediátrico Zacarias Kalil, especialista no procedimento, já realizou 14 cirurgias deste tipo.

Não foi só a cirurgia das gêmeas que foi adiada, todas as outras que seriam realizadas nos próximos dez dias e precisariam de um pós operatório da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tiveram que ser adiadas por causa de uma bactéria que foi encontrada.


Doutor Zacarias Kalil explicou que cirurgias de separação são complexas, os gêmeos ficam fragilizados e, por isso, vai aguardar todo o processo de desinfecção acabar

— Uma delas apresentou um quadro de febre e como se trata de uma cirurgia eletiva e complexa nós achamos melhor aguardar um período de uma semana para que se possa ter uma higienização maior da UTI.

As meninas nasceram no HGRS (Hospital Geral Roberto Santos), na capital baiana, e desde então lutam para realizar a cirurgia. A família conseguiu a vaga em Goiânia após uma campanha nas redes sociais para dar visibilidade ao caso e conseguir doações.

Fonte e Fotos: R7/TV Record

Sem comentários:

Enviar um comentário