quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Engenheiro do DNOCS garante que barragem do Poço Grande não corre risco de romper

Foto: Teones Araújo
Após participar de audiência com Lucas Lobão, coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), acompanhado do deputado Alex da Piatã, na segunda (28/01) em Salvador, para saber da situação da barragem do Açude do Poço Grande, mediante a repercussão de risco de rompimento, segundo dados da ANA – Agência Nacional de Águas – o prefeito Silva Neto de Araci, ao lado da vice-prefeita Maria Betivânia (Keinha), recebeu, na manhã desta terça (5), a visita do coordenador e do engenheiro civil Raimundo Peixoto, que faz parte da equipe de segurança de barragens do Dnocs na Bahia, para uma vistoria in loco no Açude de Poço Grande.

Foto: Teones Araújo
A comitiva do prefeito integrada pelos vereadores Valter Andrade (Guinha de Pascoal), José Augusto, a vereadora Jamile da Costa, secretários e assessores, além da vice-prefeita, acompanhou de perto as explicações do engenheiro, que afirmou: ” Hoje, a barragem do Poço Grande tem 75% do seu volume de água, com 49 milhões de litros cúbicos. Vimos aqui que há algumas frisuras e rachaduras no coroamento – parte de cima – da barragem. Porém, quero tranquilizar a população que isso não representa perigo à segurança da barragem. Ou seja, não há risco eminente de romper. Há uma anomalia que precisa ser recuperada para não avançar e será feita”.

Lucas Lobão. Foto: Teones Araújo
O coordenador Lucas Lobão, por sua vez, explicou o motivo dessa vistoria: ” Nossa visita aqui na comunidade do Poço Grande tem por objetivo ver a real situação da barragem, a pedido do deputado Alex da Piatã e do prefeito Silva Neto, que mostraram preocupação depois do relatório da ANA (Agência Nacional de Águas) veiculado na imprensa, logo após a tragédia de Brumadinho. Mas quero, garantir a todos moradores, pescadores, turistas, em fim a toda população, que não há esse risco eminente. Antes mesmo do ocorrido em Minas Gerais, nossa equipe de engenharia que cuida dessa área, fez o acompanhamento em todas as barragens do Dnocs na Bahia, inclusive aqui em Araci e não há motivo pra esse alarde todo. Por isso tranquilo a população que não há o risco de rompimento. E vamos continuar com esse trabalho de vistorias e recuperação em todo estado, pois já temos cerca de 23 milhões disponíveis para eventuais intervenções.”

Prefeito Silva Neto. Foto: Teones Araújo
Silva Neto, comentou sobre a importância da visita técnica: “Quero agradecer ao deputado Alex da Piatã pela mobilização e preocupação em buscar informações junto ao Dncos e solicitar essa vistoria. Também agradeço ao coordenador Lucas Lobão pela presença, pois, assim, podemos tranquilizar a população ribeirinha e de toda região, já que não tem risco de rompimento da barragem, conforme nos garantiu o engenheiro Raimundo Peixoto. Além disso, temos a garantia dessa importante reserva hídrica para nosso município e nossa região seca e semiárida.”Foto: Teones Araújo

O deputado Alex da Piatã não pôde acompanhar a comitiva, por motivo de saúde, já que está hospitalizado para realização de cirurgia, mas comentou via telefone o resultado desse acompanhamento: “Graças a Deus a barragem de Poço Grande não tem risco de romper. Nossa preocupação em levar o coordenador e o engenheiro do Dnocs ao distrito, foi justamente para ter a certeza, com respaldo técnico, de que a população de lá da região não corre esse perigo, alarmado pelos dados da ANA. Parabéns Silva Neto, vice-prefeita Keinha, vereadores que estiveram presentes e toda sua equipe de governo, pela mobilização. Aproveito para agradecer ao coordenador Lucas Lobão por atender nossa solicitação”.

Uma parceria entre a prefeitura de Araci e o Dnocs será feita para realizar as pequenas intervenções apontadas pelo engenheiro, a fim de conter o possível avanço das frisuras, além de promover as manutenções necessárias, como limpeza da vegetação.


Histórico

O Açude de Poço Grande, também chamado de Açude Araci, foi inaugurado em 1964, construído e administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, com o intuito de amenizar as dificuldades vividas pelas famílias do dsitrito nos períodos de estiagem. Sua trincheira tem altura de 15 metros acima da fundação e um comprimento de coroamento de 1070 metros (segundo ferramenta de medição de distância do Google Maps). Sua área de ocupação de solo em sua capacidade total é 18 quilômetros de espelho d’água. Conforme informações do DNOCS, esse grandioso reservatório que represa as águas do Riacho Carnaíba, transbordou duas vezes: em 1997 e 2017.

Turismo

O complexo turístico do poço grande é um dos ponto mais frequentados do município araciense, formado por praia artificial e conta com relativa infraestrutura, com restaurantes de comida típica. A boa pescaria também é alternativa ao turismo, além da pratica de banho, e possibilidade de passeio em moto aquática.
Redação CN

Sem comentários:

Enviar um comentário