terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pedra Alta emancipada já: O maior povoado de Araci luta pela sua independência


Aconteceu na manhã deste último domingo (13) no povoado de Pedra Alta, zona rural de Araci o 1º encontro sobre a emancipação de Pedra Alta. A reunião que ocorreu no colégio estadual Tiradentes discutiu a autonomia do povoado que atualmente pertence ao município de Araci.

Durante reunião os membros discutiram estratégias para o início da batalha. Segundo Jânio Pedreira, natural da localidade e um dos organizadores da luta pela emancipação, relatou que Pedra Alta têm todos requisitos para se tornar cidade e em 2016 concorrer o seu primeiro pleito. Outro que está na luta a anos, o ex-vereador, José Luiz Boaventura, lembrou que a região de Pedra Alta representa 35% da receita do município e isso mostra e até mesmo comprova o potencial da regional. “Pedra Alta se tornando cidade, não prejudicaria o município de Araci, acredito que os dois municípios sairiam ganhando. Araci diminuiriam o território e facilitaria para a gestão administrar com qualidade e o futuro prefeito da nova cidade ganharia um novo município também pequeno para administrar e a população seria a principal beneficiada” reforçou José Luiz. Na ocasião estavam presentes também o vereador Gury e o presidente da Câmara de Araci, José Augusto.


No próximo domingo (20) no colégio Tiradentes, às 09h, acontece a fundação da Associação do Movimento Emancipalista de Pedra Alta (AMEPA). Na ocasião serão discutido e votado o projeto de estatuto social e eleitos os membros dos conselhos. “Essa fundação consolida o início de um novo rumo. É a partir desta associação que criamos força suficiente para entrar na batalha, e juntamente aos pedraaltenses e região interessada chegaremos ao êxito da emancipação,” reforçou Jânio Pedreira.

Outro ponto discutido no encontro foi sobre o projeto de lei que será votado nos próximos dias na câmara de vereadores, onde Pedra Alta, João Vieira, Barreira e Tapuio passa de povoados à distritos.

Fonte: A Voz do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário