Foi lançado para o Brasil e para o mundo o novo veículo global da Ford, desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa na Bahia. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (13) no Complexo Industrial Ford Nordeste – Camaçari.
O novo Ka traz duas possibilidades de motor. Um deles é 1.0 com três cilindros e doze válvulas com potência máxima de 80cv, além do motor 1.5 que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. O câmbio do novo Ka continua manual.
O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de 1.000 engenheiros brasileiros. O veículo, batizado de Ka Concept, vai substituir o compacto Ka, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).
Durante o lançamento, realizado simultaneamente em Camaçari e Nova Deli (Índia), também foram apresentados outros projetos de pesquisa e desenvolvimento em execução pelo centro baiano. Com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões nas unidades da Ford no Nordeste entre 2011 e 2015, a empresa vem aumentando a capacidade de produção da fábrica que deve chegar a 300.000 unidades/ano.
A cerimônia de lançamento contou, na Bahia, com a presença de cerca de 4,5 mil pessoas, entre autoridades, como o governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, jornalistas e funcionários da Ford, além do presidente do Conselho de Administração da Ford, William Clay Ford Jr, bisneto do fundador, Henry Ford, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong. “O lançamento é importantíssimo para nós, porque mostra a capacidade da indústria baiana, dos engenheiros, dos técnicos baianos em desenvolverem um carro que vai ser fabricado e comercializado mundialmente pela Ford”, disse Wagner.
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
Sem comentários:
Enviar um comentário