O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, apresentou nesta quarta-feira (6) um plano de ações que inclui a recuperação de 139 barragens que reservam água para diversos usos em 14 estados das regiões nordeste, sul e sudeste.
Entre os equipamentos, 26 estão na Bahia, dentre eles as barragens de Poço Grande, que fica em Araci, e Rômulo Campos – conhecida também como Jacurici -, em Itiúba, ambas cidades localizadas no território do Sisal.
Segundo o ministério do Desenvolvimento Regional, apesar de demandarem atenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento. “Estamos agindo para que os cuidados com barragens no País sejam concretos. A segurança da população é uma prioridade em quaisquer circunstâncias”, destacou o ministro.
Gustavo Canuto explicou que, inicialmente, há R$ 50 milhões disponíveis na rubrica orçamentária do Ministério para as intervenções – sendo que os custos para implementar as ações de reabilitação das 26 barragens baianas somam R$ 27,76 milhões. O cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH).
Fonte: Notícias de Santa Luz
Sem comentários:
Enviar um comentário