sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Juiz lança livro e afirma que "Lampião era gay e Maria Bonita, era adúltera"


O advogado Pedro de Morais lançou o livro 'Lampião, o Mata Sete' nesta quinta-feira (24), às 18h, em Aracaju. No próximo dia 1º de dezembro, ele lançará o livro na sede da OAB/SE, também na capital sergipana.

No livro o advogado conta que o Rei do Cangaço era Gay e que Maria Bonita entrou no bando para afastar "a má fama ".

O escritor Alcino Alves Costa, que reside em Poço Redondo, norte de Sergipe, reagiu contra a afirmação do juiz de Direito aposentado Pedro de Morais de que Lampião era homossexual e Maria Bonita adúltera.

"Lampião jamais foi gay. Aliás, em toda a história do cangaço, desde os seus primórdios, não se registra nenhum homossexual nos grupos de cangaceiros", escreve Alcino na edição desta quinta-feira (24) do Jornal da Cidade.

As insinuações de Morais no livro "Lampião, o mata sete", já foram feitas antes pelo antropólogo e fundador do grupo gay da Bahia, Luiz Mott, porém seus argumentos jamais convenceram os pesquisadores do cangaço.

A pergunta que se faz é: estivesse Lampião vivo e aterrorizando o Nordeste com seu bando de jagunços, Pedro Morais, Luiz Mott e tantos outros teriam coragem de chamá-lo de boiola?

Nota da redação

Incrivel a coincidência de pensamento. Antes da leitura e edição desta matéria, o Interior da Bahia daria uma nota justamente na linha do último parágrafo. Entre lendas, verdades e mentiras, esta é mais uma história para vender livro.

Como segunda análise, a afirmativa de que Lampião era gay não passa de apelo de marketing para que, pelo menos os mais desinformados, comprem essa ideia. Como ser gay, no Brasil, ainda não é uma coisa resolvida entre os próprios, trazer um nome famoso para a mesma vala reforça a luta e abre caminhos.

Conhecemos o Alcino Costa que, além de estudioso de longas datas sobre o cangaço, tem história para contar. E, por fim, reforçariamos o último parágrafo da matéria: se Lampião fosse vivo, certamente eles (Pedro Morais e Luiz Mott) pensariam dez vezes para fazer tal acusação.

Do Portal Interior da Bahia

1 comentário: