quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Juros de cartões de loja passam de 200%; veja dicas para gastar menos


No rastro das reduções de juros feitas pelos bancos, grandes redes de varejo, como C&A, Casas Bahia e Renner, também estão promovendo cortes nas taxas cobradas nos seus cartões. Apesar disso, os juros dos cartões de loja ainda estão entre os maiores cobrados no país, podendo passar de 200% ao ano. Recentemente, o Bradesco anunciou um corte nos juros cobrados nos cartões de crédito emitidos pelo banco. A redução, que passa a valer em novembro, vai contemplar os cartões chamados de "private label", oferecidos por redes de varejo. Entre as redes cujos cartões são administrados pelo Bradesco, estão C&A, Casas Bahia, Lojas Colombo, Makro, Luigi Bertolli e O Boticário. 

Cinco dicas para usar os cartões de loja 

TARIFAS: Preste atenção nas tarifas cobradas pelas administradoras dos cartões de loja. Alguns cartões, por exemplo, não cobram anuidade. Só que geralmente é preciso pagar tarifa de manutenção. "Oferecem o cartão como sendo gratuito, mas na verdade não é", alerta Hessia Costila, economista da Proteste.

PARCELAMENTO: A ampla possibilidade de parcelamento costuma ser um dos maiores atrativos dos cartões de loja. O ideal, no entanto, é evitar parcelar por um prazo muito longo. "O parcelamento induz a pessoa a comprar mais, porque o valor da prestação fica pequeno", diz Hessia Costila, economista da Proteste.

JUROS: Preste atenção à forma de parcelamento oferecida pela loja. Os atendentes costumam informar apenas a quantidade de parcelas em que a compra pode ser dividida, mas não são claros sobre os juros. Geralmente, o parcelamento é feito sem juros em até quatro vezes; a partir de cinco parcelas, há cobrança. 

EMPRÉSTIMO: Os cartões de loja costumam oferecer a possibilidade de o cliente fazer saques e empréstimos, mas as tarifas cobradas por estes serviços são altas. Por isso, a sugestão de Hessia Costila, da Proteste, é evitar usá-los. "Se o consumidor precisar de dinheiro, é melhor pegar empréstimo no banco", aconselha. 

DESCONTOS: As redes de supermercados costumam dar descontos para compras feitas por meio de seus cartões. Isso nem sempre é vantagem por causa das tarifas pagas nos cartões. "A melhor forma de economizar ainda é fazer uma boa pesquisa de preços em estabelecimentos diferentes", diz Hessia Costila, da Proteste.

Fonte: Bol.Uol

Sem comentários:

Enviar um comentário