terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Com apoio do Exercito, agentes de endemias intensifica o combate ao aedes aegypti em Conceição do Coité

Sargente Jerles acompanhado dos agentes Elias e Bahia não encontrou foco nessa casa, mas viu os reservatórios com vulnerabilidade e pediu para lacrar ao máximo as tampas.
A equipe do Exercito permanece em Conceição do Coité até a próxima sexta-feira, e pede que o morador continue contribuindo abrindo as portas para as equipes atuarem.

A população de Conceição do Coité viu nesta segunda-feira, 15, circulando pelas ruas e entrando de casa em casa, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde do Município, acompanhados por soldados do 35° Batalhão de Infantaria – Exercito Brasileiro de Feira de Santana.

Sargento Alves (D) e Cabo Martins
Segundo o sargento Alves do 35 BI, uma equipe formada por 11 soldados chegou no último fim de semana para realizar juntamento com os agentes municipais um trabalho de conscientização para combater o mosquito. “No sábado fizemos um trabalho de panfletagem e orientação no Distrito de Salgadália, e nesta segunda o trabalho de casa em casa para tentar identificar os focos, usar o larvicida e combater o mosquito dentro das residências. Nós começamos essa fase, mas quem vai continuar o trabalho é cada morador que terá o cuidado de não deixar objetos e vasilhames abandonados com acumulo de águas por vários dias, então é um trabalho continuo. Exercito Brasileiro está oferecendo a mão amiga, para colaborar no combate ao mosquito que tem transmitido doenças graves.” Alertou o sargento.

A equipe do Exercito permanece em Conceição do Coité até a próxima sexta-feira, e pede que o morador continue contribuindo abrindo as portas para as equipes atuarem. Segundo sargento Alves a população de Coité tem colaborado e não houve nenhum tipo de resistência ao ponto de impedir a entrada dos agentes e garante que somente dessa forma será possível erradicar o mosquito da dengue, o mesmo que transmite a zika virus e a chikungunya.

Uma moradora que se identificou por Laura Lima, moradora da Travessa Afonso Pena, até procurou o Exercito para queixar-se de uma proprietária de um terreno baldio ao lado de sua residência. Segundo ela, tem lixo acumulado e já matou três escorpiões e muitas latas e vasilhames com acumulo de água existem no terreno, podendo existir foco do mosquito. Segundo Laura, a dona disse que não abre porque quem manda no terreno é ela.

Equipes identificam os focos, mas acreditam que o mosquito será combatido com o esforço de cada morador.
O coordenador da equipe de endemias Reginaldo Oliveira disse que são 31 agentes de endemias atuando juntamente com homens do exército. Segundo Reginaldo a solicitação de Laura é importante os agentes vão passar por lá, procurar a proprietária e esperar que a mesma colabore, para ele, não foi negado, já que as equipes ainda não chegaram até lá, mas em qualquer situação de morador negar abrir a casa ou terreno será notificado e encaminhado para as vigilâncias sanitárias e epidemiológicas.” Mas até agora o pessoal está sendo parceiro e aceitando a presença dos agentes, pois todos têm conhecimento da gravidade do problema.” Garante Reginaldo.

Fonte: Calila Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário