terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Estação de trem de Lamarão: Após servir a tantos, hoje abandonada e só restou a natureza pegar de volta

Foto: Bruno Luiz
“Após servir a tantos, hoje abandonada, só restou a natureza pegar de volta o espaço que era seu. Velha estação de trem de Lamarão”, foi com essa descrição que o fotógrafo Bruno Luiz publicou uma foto em sua conta na rede social. Segundo uma publicação do site Estações Ferroviárias, a estação de Lamarão foi inaugurada em 1880 e atualmente como centenas de outras Brasil a fora está abandonada e depredada. Já o blog Lindeiras que faz publicações do sertão, escreveu sobre a estação de Lamarão em 2010. Leia abaixo a nota:

“A chegada em Lamarão foi surpreendente. Já tínhamos visto fotos da estação abandonada, mas em nada as fotos se pareciam com o que estávamos vendo ali de perto. É um cenário incrível.

Fotos: Blog Lindeiras
Uma grande extensão da linha de trem enferrujada contrastava com os dormentes assentados em pedras brancas. A linha vai até onde a perdemos de vista. Ali, me lembrei exatamente da poesia de Manoel de Barros, quando tentava fotografar o silêncio. Eu tentei, e como o poeta já disse, não é nada fácil. Como capturar a solidão dos mandacarus que resolveram crescer no telhado na antiga estação? Como traduzir em imagem o desejo deles de alcançar o céu? Dentro do filme, já sabíamos que Lamarão estaria de alguma forma, mas ainda não sabemos como.


O que sinto, é como se ali fosse possível abrir um intervalo no espaço do filme para mostrar um outro tempo que prescinde do passar das horas. E aqui vou eu falando de tempo mais uma vez. Os mandacarus que nasceram no telhado da estação em Lamarão são um instante perdido no tempo”.
Fonte: A Voz do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário