quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Riachão: Sindicato ameaça com greve e boicote à Jornada se os direitos não forem recuperados


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Riachão do Jacuípe (SINSPUM) realizou, no auditório do Clube Lira 8 de setembro, nesta quarta-feira (8), a sua primeira Assembleia ordinária do ano para apresentar a pauta de reivindicações da categoria para o exercício de 2017. Aprovada por unanimidade pelos servidores, a pauta deve ser encaminhada também ao prefeito Jose Ramiro Ferreira Filho (PSD).

A primeira reivindicação é sobre o reajuste salarial, com pedido de 7,00%. Depois foi discutida reposição dos valores que foram retirados dos servidores e o pagamentos dos funcionários da FUSAS, além da ratificação de filiação à CUT e à FETRAMEB.

Ameaça de greve e sem Jornada Pedagógica


A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Maria Rios, informou que o prefeito mudou a data do pagamento do 13º salário, saindo da data de aniversário do servidor para os meses de novembro e dezembro. Ela disse que “caso os salários dos professores não volte ao normal, os mesmo não irão à Jornada Pedagógica e também não iniciarão o ano letivo”.

“E se não pagarem o pessoal da FUSAS, vai haver paralisação da categoria junto com as outras categorias. E se uma parte do pessoal da saúde e assistência social não receber seus pagamentos ate amanhã (quinta-feira), dia 9, o sindicato colocará um carro de som na rua explicando ao comercio local o fato ocorrido.


O advogado do sindicato, Dr. Marcelo Guimarães, convidado para falar sobre as questões, enumerou os principais problemas que vem passando os servidores nesse inicio de governo. “A grande preocupação é a de que os servidores não sejam mais perseguidos e intimidados, e não sofram mais assédio moral e sejam forçados à aposentadoria, Temos que caminhar juntos para que a realidade seja diferente”, disse.


Almir dos Correios, filiado ao PT, que apoiou o prefeito Zé Filho na última eleição, esteve como representante da CTU e também criticou a situação vivida pelos servidores. “Vamos à luta por nenhum direito a menos, nossa unidade determinará nossa vitória. Unidos somos fortes, vamos à luta, só a luta muda a vida”, conclamou.


Já Calisto, representante da FEMTRAMEB no evento, valorizou as greves e paralisações, pois, segundo ele, “só assim alguns gestores valorizam os servidores”. Ele também lembrou vários direitos adquiridos pela categoria e enfatizou que vai à luta “para combater a agenda de retirada de direitos que o governo tenta impor à classe trabalhadora”. Almirete, Diretora Regional da FEMTRAMEB, também reiterou o apoio às reivindicações da categoria.

Estavam presentes na reunião os vereadores Antônio Walter (Toninho da CTI), Lucas Wiliam, Robson Rogério e Catarina Roma, que também é membro do SINSPUM. A Assembleia, que começou no final da tarde, terminou com a assinatura da lista de presença.

Fonte: Interior da Bahia / Por Rodrigo Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário