Surgidas no país desde a época do Brasil Colônia, as feiras livres multiplicaram-se e acompanharam as mudanças no decorrer dos séculos, assumindo um papel importante não apenas como fenômeno econômico, mas principalmente como um elemento fomentador de organização social entre pessoas diferentes, mas com um mesmo propósito.
Persistindo na função de gerar pequenos empregos e de comercializar produtos diretamente do campo para a cidade, as feiras têm um significado especial para a população das cidades do interior. Transformar o espaço em que elas são realizadas em um local agradável, com acesso facilitado e proporcionando comodidade e condições de higiene elementares estão entre os propósitos do eixo de desenvolvimento econômico da Prefeitura Municipal de Lamarão.
Realizado com recursos próprios, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a prefeitura finalizou a segunda etapa da reforma do mercado municipal de Lamarão, a 24 km de Serrinha, contribuindo significativamente para a melhoria da feira livre do município que acontece nos dias de sábado.
A solenidade de entrega aconteceu na manhã do último sábado, 22, e contou com as presenças do prefeito Dival Pinheiro (PT), do vice-prefeito Antônio Valadares (PV), do deputado federal, Fernando Torres (PSD), do vice-prefeito de Serrinha Gika Lopes (PT), e do prefeito de Valente Esmael Ferreira (PT), dentre outras autoridades. Durante o evento, houve apresentação de grupos musicais e roda de samba.
Edificado em 1966, o mercado municipal há muito tempo necessitava de uma reforma que, somente agora, através da ação da prefeitura está sendo concluída, para total satisfação dos seus poucos mais de 10 mil moradores, em especial, os feirantes que ali comercializam seus produtos.
A reforma - Com área total de 1.440,19 m², o Mercado Municipal de Lamarão ganhou novos boxes com pintura acrílica e com textura nas paredes internas e externas, cobertura, piso, banheiros comuns e adaptado para pessoas com necessidades especiais, instalações elétricas e hidráulicas. Desde a primeira etapa, concluída no dia 24 de setembro de 2011, em parceria com o Governo do Estado, foram investidos cerca de R$ 450 mil na reforma.
Segundo o prefeito Dival Pinheiro, o projeto de ampliação e reforma do mercado foi elaborado de maneira a oferecer comodidade tanto aos feirantes como aos consumidores. Os boxes existentes foram reestruturados e houve o acréscimo de outros. Os novos espaços serão destinados à comercialização de cereais, frutas e verduras e produtos diversos.
Além da entrega da segunda etapa da reforma do mercado municipal, o prefeito Dival Pinheiro assinou a ordem de serviço para a instalação de 30 tecnologias voltadas ao acesso a água para a produção de alimentos para autoconsumo, como cisternas de produção, hortas familiares e ampliação e implementação de aguadas.
Denominado como “Projeto 2ª Água”, e desenvolvido em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), o projeto prevê investimentos no município da ordem de R$ 900 mil.
Segundo o coordenador geral do projeto, Romilson Oliveira Batista, cada unidade produtiva contêm uma cisterna de produção com capacidade de armazenamento para até 52 mil litros de água, um galinheiro para criação de aves, uma horta verão, limpeza de aguadas e construção de barreiros familiares e comunitários.
Fonte: Cleriston Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário