Ao menos 7 mil pessoas foram retiradas de seus lares na província canadense de Alberta devido a uma série de incêndios que ameaçam destruir casas, prédios, lojas e refinarias da região, informaram nesta terça-feira (26) as autoridades.
Um contingente de 1.600 bombeiros trata de apagar 70 incêndios florestais, incluindo 55 deflagrados pela queda de raios no domingo (24).
No momento vigora a proibição de acampar e fazer fogueiras na província, e o governo analisa um pedido de ajuda a Estados Unidos e México para combater 20 incêndios que estão "fora de controle".
As chamas estão a menos de 20 km de casas e refinarias, disse Oneil Carlier, ministro florestal de Alberta.
Ao menos 2 mil trabalhadores foram retirados de instalações das petroleiras Cenovus e Canadian Natural Resources Limited na região de Cold Lake, onde um incêndio se estende por cerca de 10 mil hectares e ameaça cortar estradas.
As instalações petroleiras retiram de betume 233 mil barris de petróleo por dia, 10% do total da produção regional.
As refinarias não correm risco, mas "será preciso tempo até que os bombeiros cheguem para controlar o fogo", disse um oficial dos bombeiros de Alberta.
Os 4.700 residentes da aldeia de Wabasca foram obrigados a abandonar a zona, e 67 pessoas fugiram de suas casas em Slave Lake.
As autoridades criaram centros de assistência para as pessoas que deixaram suas casas.
Fonte:G1 Mundo
Sem comentários:
Enviar um comentário