Foto Raimundo Mascarenhas |
Com 60 votos à favor, é aprovado nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 21.118/2015 que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural na Bahia e institui medidas de proteção e combate aos maus tratos com os animais durante o evento.
Como um dos grandes defensores do projeto de lei, o deputado estadual Gika Lopes (PT) teve um papel fundamental no convencimento de seus companheiros para a aprovação na articulação e argumentos no plenário.
“É preciso considerar que a vaquejada é uma antiga tradição e é um meio de sobrevivência de muitos nordestinos. Além disso, ao contrário do que alguns argumentam, os animais são bem tratados. Temos um cuidado especial com eles”, defendeu o deputado.
Agora, o projeto de lei será apreciado pelo governador para que seja sancionado. “Estamos a um fio de aprovar o projeto que vai assegurar que as vaquejadas aconteçam com sustentabilidade, protegendo tanto os vaqueiros, quanto os animais que participam dos eventos”, comemora Gika Lopes.
Construção do PL
O Projeto de Lei foi desenvolvido após diversas reuniões entre entidades envolvidas com a questão e autoridades como os deputados estaduais Gika Lopes (PT), Zó Lima (PCdoB) e o proponente Eduardo Salles (PP). Entretanto, o texto teve colaboração do conteúdo defendido pela Associação Brasileira de Vaquejadas.
Fonte: Assessoria deputado Gika Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário