terça-feira, 8 de junho de 2010

Depois de oito meses comandante do 16º BPM/Serrinha é exonerado

A população de Serrinha recebeu com revolta a notícia da exoneração do comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Serrinha Ten. Cel. Manuel Amâncio de Souza Neto.

O governador Jaques Wagner através da secretaria de segurança pública do estado da Bahia decidiu exonerar na manhã desta terça-feira (8) o comandante do 16º BPM, coronel Manoel Amâncio de Souza Neto. Ainda não foi divulgado o motivo da exoneração, mas a sua saída já estava prevista há mais de dois meses.

Várias vezes elogiado pelo governador Jaques Wagner, Souza Neto, disse durante entrevista na Rádio Continental que já estava esperando a decisão porque as ações da polícia estavam incomodando alguns políticos da região. “Apesar de desagradar a alguns eu estou apenas cumprindo o meu papel. Se eu estivesse liberando veículos e soltando delinqüentes para atender pedidos e recadinhos de políticos por certo eles estavam satisfeitos, mais eu não estou aqui para prevaricar porque entendo que a polícia deve ser imparcial”, disse.

Ele assumiu o comando do 16º BPM no dia 05/11/2009 substituindo o Cel. Geová da Silva Borges.

Souza Neto que é bacharel em Segurança Pública e pós-graduado em Direito Civil, ficou conhecido no sertão baiano por desenvolver ações de combate ao tráfico de drogas com operações e informações privilegiadas do serviço de inteligência, retirou de circulação alguns dos traficantes que agiam nas pequenas cidades. Dinamizou também o policiamento ostensivo motorizado e a pé diminuindo a onda de assaltos, roubos e agressões, com um declínio vigoroso da violência.

Através de ações pontuais reduziu significativamente o tráfego de veículos irregulares e conseguiu recuperar várias motocicletas roubadas, além promover uma campanha preventiva, orientando condutores a se regularizarem junto aos órgãos de trânsito, diminuindo o número de acidentes automobilísticos.

Marta da Silva Oliveira, 42 anos, estudante de Geografia da UNEB, que mora na Av. Lomanto Junior, Bairro da Vaquejada, lamentou a saída do comandante. “Ele estava dando uma cara nova à cidade. Acho que a nossa região perde um homem de respeito, bom caráter e acima de tudo um agente da lei responsável que não aceitou ingerência política na polícia”, concluiu.

Souza Neto vai assumir a corregedoria da Polícia Militar em Salvador. Clovis Santana Vitor será o novo comandante.
Fonte: Blog Clériston Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário