segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Biritinga: Lixo hospitalar é encontrado a céu aberto no lixão do município.


O Blog Biritinga Informa publicou nesta segunda-feira (12), uma matéria que trata do lixo hospitalar, ou melhor, do que é feito com o lixo hospitalar da cidade. Segundo a matéria os editores do blog, Renilson Silva e Joabson Ribeiro antes do visitarem o lixão da cidade, fizeram uma entrevista com a secretária de saúde do município, e a principal pergunta feita a respeito do problema não foi respondida.
Leia a publicação:

Onde o lixo hospitalar é despejado e como ele é tratado?. Fizemos essa indagação à secretária de saúde e não obtivemos resultado, no entanto entramos em contato com o departamento de limpeza pública do município e tivemos a Seguinte resposta: “O lixo hospitalar é queimado e enterrado, pois temos o cuidado com os catadores de lixo.” Informou o responsável.


Dirigimo-nos até o lixão e, infelizmente não foi o que vimos no local. Encontramos um buraco onde o lixo é queimado a céu aberto, os resíduos produzidos no hospital municipal de Biritinga também foram encontrados em vários locais, bem longe do tal buraco, espalhados por todos os cantos. O que põe em risco a saúde e até mesmo a vida dos catadores de lixo.

Método Correto:

O tratamento adequado para o devido lixo seria a incineração, que é um processo de destruição térmica de alta temperatura. E cabe à ambas partes: (Secretaria de Saúde e Empresa responsável pela limpeza pública do município)  realizar o procedimento.


Repito: o que está em risco é a saúde e a vida de simples catadores de lixo.

Por: Renilson Silva e Joabson Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário