sexta-feira, 15 de maio de 2015

Procurador diz que morte de jovem foi justificada em Wisconsin

Centenas de pessoas protestaram em Madison, capital do estado norte-americano de Wisconsin, na quarta-feira (13), bloqueando uma rua, um dia após um procurador decidir que a morte a tiros de um jovem mestiço desarmado por um policial foi justificada.

Parentes de Tony Robinson, de 19 anos, expressaram desapontamento com a decisão de terça-feira do procurador distrital do condado de Dane, Ismael Ozanne, de que o oficial Matt Kenny, que é branco, usou força letal justificada no incidente de 6 de março.

Mais de vinte pessoas foram presas, na maioria sob acusação de obstruir a rua, e então soltas, disse o porta-voz da polícia de Madison Joel DeSpain, descrevendo os atos dos detidos como desobediência civil pacífica.

Manifestantes marcharam da casa onde Robinson foi baleado até o tribunal e a cadeia. A morte de Robinson foi uma das diversas mortes envolvendo policiais com uso excessivo de força, particularmente contra jovens negros.

Segundo a procurador, o policial Kenny respondeu a múltiplas chamadas de emergência relatando que um homem havia golpeado alguém e estava atrapalhando o tráfego na rua. Amigos de Robinson ligaram para o serviço de emergência para dizer que estavam com medo dele porque ele estava agindo violentamente e sob efeito de drogas.

Robinson atingiu o policial na cabeça e Kenny atirou em Robinson sete vezes, segundo o procurador.
Fonte:G1 Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário