sábado, 6 de agosto de 2016

Com 300 mil tampinhas, artista faz 'bandeirão' de países da Olimpíada


Um artista plástico de Salvador criou um imenso painel com as bandeiras dos 205 países que vão participar dos jogos Olímpicos Rio 2016. O "bandeirão", composto por 300 mil tampinhas, demorou seis anos para ficar pronto e pesa aproximadamente 300 kg. André Fernandes, responsável pela confecção do painel, reuniu 25 crianças do projeto Praia Limpa e utilizou material recolhido das praias da capital baiana.

André Fernandes demorou seis anos para
confeccionar bandeira (Foto: Reprodução/TV Bahia)
“A ideia surgiu na praia. Veio da quantidade absurda [de lixo]. Juntei essa galerinha maravilhosa, que me ajuda pra caramba, e aí começamos a confeccionar esse grande painel. Assim que eu soube que o Brasil iria sediar a primeira vez os jogos olímpicos surgiu também a ideia de homenagear o meu país”, contou o artista plástico.

André Fernandes trabalha há 26 anos com material reciclável. Para ele, o que seria lixo, no projeto vira meio de socialização e educação.

Foi a partir do colorido das tampinhas de garrafas pet que o artista teve a ideia de homenagear os países que vão participar dos jogos olímpicos Rio 2016. A ideia tomou forma em um terreno ao lado da casa de André.

Os detalhes das bandeiras também foram feitos com plástico retirado da praia. A única bandeira incompleta é a da Alemanha, onde faltam exatamente sete tampinhas, por causa da goleada da seleção alemã contra o Brasil na Copa de 2014. “Equivale a cada gol que o Brasil sofreu naquele fatídico dia no Mineirão. Ali é para mostrar que aquela data nunca mais deve se repetir", conta André Fernandes. “Ao redor das bandeiras dos países está a bandeira do Brasil. É como se o Brasil tivesse acolhendo todos os países que irão participar dos jogos”, completa.

O artista aguarda ansioso a oportunidade de expor o trabalho. "O pedido já foi feito ao Comitê Olímpico [do Rio 2016] e estou esperando só a resposta deles. Caso ela não viaje para o Rio de Janeiro, ela vai ficar aqui na Arena Fonte Nova", relatou o artista.

Bandeirão conta com 300 mil tampinhas e pesa cerca de 300 kg
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Fonte: G1 Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário