quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Eleitores têm até esta quinta para justificar ausência de voto no segundo turno da eleição

Os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições deste ano terão até esta quinta-feira (27) para regularizar a situação eleitoral. Eles devem registrar uma justificativa através do preenchimento de formulário, que pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Foto: Reprodução / TSE
No primeiro caso, o eleitor deve entregar o documento pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou fazer o envio via caixa postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. É necessário também entregar um documento que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia da eleição.

Já a justificativa online exige apenas a informação dos dados cadastrais, declaração do motivo da ausência e a comprovação do impedimento de votar anexa ao formulário. O cidadão vai receber um protocolo para acompanhar o requerimento e será notificado da decisão.

Segundo informações da Agência Brasil, o TSE define que quem não votar em três eleições consecutivas nem justificar a ausência e quitar a multa terá o título eleitoral cancelado. Por consequência, o cidadão fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

Além disso, o eleitor não poderá ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino pública, obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Fonte: Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário