segunda-feira, 2 de setembro de 2019

No ano do cinquentenário da Corrida do Fogo Simbólico é registrado a menor participação de municípios

Fotos: Calila Notícias - Raimundo Mascarenhas
Mas este ano que marca o cinquentenário a largada foi às 07h30 com atletas de Queimadas revezando a tocha até Santaluz que conduziu até Valente. Os atletas de Queimadas chegaram até Coité e entraram na cidade conduzindo a tocha até a Praça da Matriz onde foi entregue a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Perpétua Sampaio que cumpriu o ritual de acender a pira ao lados das bandeiras na Praça da Matriz.


As cidades participantes este ano sempre atenderam a solicitação da coordenação do fogo, o que garantiu a realização. Os atletas coiteenses levaram a tocha até Serrinha onde a pira foi acesa ao lado do coreto na Praça Luiz Nogueira e permanecerá até o Dia 7 de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil.


Luiz da Bicicleta não escondeu a decepção pela redução de municípios participantes, ele que visita os prefeitos da região para tratar do assunto com antecedência, disse que a grande maioria dos prefeitos alegou dificuldade financeira. O Calila perguntou qual o investimento, e ele informou que apenas o logístico de colocar dois carros para conduzir os atletas e recolher e a confecção de uniformes para vestir os atletas.


Tomara que o desânimo não venha abater o bravo e incansável Luiz, pois, caso isto aconteça pode ser o fim de uma tradição que chegou a meio século.

Como acontece a Corrida do Fogo simbólico:

Os atletas, a maioria estudantes da rede municipal seguem em dois veículos, um vai na frente deixado os atletas de maneira que ficam a uma distância aproximada de 200 metros de um para o outro.



Exemplo: os atletas de Queimadas largaram às 07h com destino a Santaluz no percurso de 40 km. Um atleta sai da cidade com a tocha enquanto os outros de carro vão ser distribuídos ao longo da rodovia, depois que o atleta completa o percurso e entrega a tocha para outro, vem um carro da Prefeitura recolhendo os que correram e seguem para distribuir novamente mais a frente, no veículo eles tem tempo de descansar, beber água até que é deixando novamente a beira da pista para conduzir mais uma vez a tocha e assim prossegue o ritual até chegar ao destino, onde se juntam e todos saem em fila até a pira.


Imaginar que o fogo já saiu de Serrinha passou por Teofilandia, Araci, Tucano, Euclides da Cunha onde fez o primeiro pernoite. No dia seguinte seguir para Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas onde fez o segundo pernoite e no terceiro dia seguiu para Santaluz, Valente, Retirolândia, Coité, Barrocas e Serrinha, e neste ano do cinquentenário contar com apenas cinco cidades é motivo de muita frustração.

Sem comentários:

Enviar um comentário