quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Vai começar o Campeonato Baiano 2020: Saiba os destaques e expectativas de Bahia e Vitória

abela da primeira rodada do Baianão 2020 | Arte: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
Segundo estadual mais antigo do país, o Campeonato Baiano estreia nesta quarta-feira (22) com rodada cheia. Atual bicampeão, o Bahia tenta engatar o tricampeonato estadual. Já o Vitória busca quebrar a sequência do maior rival. Os dois principais clubes do estado utilizarão a competição para dar rodagem aos atletas do sub-23, assim como aumentar o tempo de preparação e descanso do elenco principal. Com isso, os clubes do interior vêem o sonho do título crescer consideravelmente. 

A competição conta com dez equipes na disputa do título de campeão. E como estão o Bahia e o Vitória, os maiores clubes do estado?

BAHIA: Para dar um alívio na alta carga que o calendário impõe, o Bahia definiu que jogará com o seu time de transição na temporada 2020. O elenco é um misto de jogadores formados na base do Esquadrão com jovens promessas contratadas. Entre eles, estão quatro jogadores com experiência no Baianão: os volantes Luciano Buiu e Paulinho e os atacantes Gustavo e Gabriel Esteves.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
O grupo treinado pelo técnico Dado Cavalcanti está trabalhando desde o dia 22 de dezembro e fez quatro jogos amistosos no período: Combinado de atletas e ex-Atletas (venceu por 1 a 0), Bahia de Feira (venceu por 1 a 0), Retrô-PE (venceu por 1 a 0) e Jacobina (empate em 0 a 0). A preparação foi vista como positiva pelo comandante, que vê um time capaz de ser competitivo.

"O tempo é importantíssimo, é ouro no futebol. A grande vantagem que os clubes intermediários têm nos estaduais, em todos, é o tempo de preparação. As equipes se preparam antes e começam o campeonato muito forte. Os clubes grandes começam com o peso da pré-temporada nas costas. Algumas equipes intermediárias conseguem a manutenção e buscam títulos. Nosso pensamento foi igualar esse tempo. Entendemos que nossa equipe ganhou muito com esse tempo. Evoluímos internamente. Mas sei que as dificuldades que vamos enfrentar independem do tempo de treinamento. Teremos algumas dificuldades que a juventude traz. Inexperiência, alguns nunca vestiram a camisa do Bahia, outros ainda não jogaram profissionalmente. Estamos dando essa oportunidade. Algumas coisas precisarão ser cuidadas durante o processo, mas acredito que estamos de igual para igual", disse.

Time-base: Fernando; Willean Lepo; Ignácio, Anderson e Mayk; Edson, Ramon e Caio Mello; Gustavo, Saldanha e Gabriel Esteves. Olho nele: Gustavo (atacante).

VITÓRIA: Para a disputa do Campeonato Baiano, a diretoria do Vitória decidiu jogar todo o certame com a equipe sub-23, comandado pelo técnico Agnaldo Liz.

Caíque Souza é destaque do Vitória | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O atacante Caíque Souza, que no ano passado chegou a atuar no profissional, mas sofreu sucessivas lesões e diante disso conseguiu engatar uma sequência, destacou a empolgação do grupo para a disputa do Baianão. "Uma oportunidade ímpar de disputar o Campeonato Baiano. Todo mundo está empolgado aqui e a torcida pode esperar que a gente vai dar a vida dentro de campo e com muita qualidade, como sempre foi Vitória", declarou.

Outro jogador que comemorou a oportunidade de disputar o Baianão foi o atacante Eron. O atleta espera ter um bom desempenho no certame e assim e conquistar seu espaço. "Vou manter o mesmo foco, quando eu tive no principal no ano passado. Vou começar o ano no sub-23, mas com a oportunidade muito grande de jogar o Campeonato Baiano. Disputar o Campeonato Baiano pelo Vitória é importante. Tenho que buscar meu espaço tanto no Baiano, como no decorrer da temporada para quando chegar no final do ano ter o nosso objetivo, que é colocar o Vitória na Série A", afirmou.

Time-base: Lucas Arcanjo; Welisson, Dedé, Nuno e Gabriel Gomes; Gabriel Bispo, Renzo e Nickson; Gabriel Santiago, Eron e Caíque Souza. Olho nele: Caíque Souza (atacante).

@ Nossa Voz - Fonte: Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário