sábado, 7 de setembro de 2013

ACM Neto mantém tom ‘paz e amor’ e contraria oposição: ‘Sou a favor do Mais Médicos’



Desde 1º de janeiro deste ano, pelo menos abertamente, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) não deu sequer uma declaração de ataque direto ao governador Jaques Wagner (PT) ou a presidente Dilma Rousseff (PT), como costumava fazer enquanto era deputado federal de oposição e durante a campanha de 2012. 

Neste sábado (7), durante o desfile da Independência na capital baiana, o democrata voltou a adotar um tom ‘paz e amor’, similar ao utilizado por membros um pouco mais ácidos da base petista. Questionado sobre o programa federal Mais Médicos, alvo constante de críticas da oposição, ACM Neto reforçou que é favorável a medida e que trabalha como aliado do governo federal. “Sou a favor do Mais Médicos. Precisamos de fato fazer um esforço para levantar o maior número possível de médicos para os municípios brasileiros e Salvador aderiu ao programa. Eu acho até que o programa precisa ser reforçado, porque existe um número relativamente grande de médicos que inicialmente sinalizaram o desejo de participar e agora estão desistindo, mas eu sou a favor do programa e veja que estamos somando esforços. De um lado é o governo federal tentando convocar médicos para trabalharem nos municípios e do outro lado estamos convocando médicos concursados para suprir essa deficiência da rede de saúde”, ressaltou o prefeito, que prometeu fechar o ano com ”70% da rede física de saúde recuperada ou em recuperação” e com investimento acima dos 15% do roçamento, mínimo exigido em lei para o setor. O discurso 'governo federal e prefeitura trabalhando juntos' é bem similar ao time parceiro usado pelo deputado federal Nelson Pelegrino durante a campanha do ano passado, na qual perdeu justamente para ACM Neto, que avisava: “Salvador pode andar com as próprias pernas”. 


A sintonia harmoniosa entre o democrata e os petistas Wagner e Dilma tem até levantando questionamentos sobre 2014. Enquanto a oposição caminha para lançar candidato(s) contra o governador, o prefeito garante que “não tem pensado em política” e também ironizou as perguntar sobre como tem sido a relação dele com o chefe do Executivo baiano. “[Encontro] é sempre muito bom. Eu não sei por que vocês [imprensa] ainda especulam minha relação com o governador. Acho que depois de oito meses de prefeitura já deu para ver que temos um trabalho procurando sempre os interesses da cidade”, garantiu ACM Neto, que parece ter deixado de lado as perguntas sobre o helicóptero oficial do governo estadual. Questionado novamente sobre qual será o tom dos discursos que fará na campanha eleitoral do ano que vem – e em que palanque – o gestor municipal voltou a dizer que não tem conversado “sobre eleição” por ter “outras preocupações a frente disso”. 

Fonte: BN - por Evilásio Jr. / Rodrigo Aguiar / Sandro Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário