terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Brasileiro bebe uma lata de cerveja a menos por mês.


O brasileiro está bebendo, em média, uma latinha de cerveja a menos por mês, de acordo com a CervBrasil, associação dos fabricantes da bebida. A tendência pode parecer pouco preocupante para os fabricantes do produto, mas, multiplicada por todos os consumidores de cerveja do país, representa um problema para as indústrias do setor, que tiveram queda de 2,4% na produção de janeiro a novembro. Fontes de mercado também atribuem à Lei Seca a freada brusca no consumo da bebida. Segundo o diretor-geral da CervBrasil, Paulo Petroni, o setor apresentava, em média, crescimento de 6,5% ao ano de 2004 a 2011. “A diminuição do ritmo começou no segundo semestre de 2012. Agora, estamos trabalhando com uma retração de 2% a 3% este ano. É o reflexo daquela latinha a menos de cerveja todos os meses”, diz. A queda do consumo é sentida também em outros produtos típicos do verão, como o refrigerante e o sorvete. Conforme informações da Nielsen obtidas com fontes de mercado, a participação dos refrigerantes no setor de bebidas não-alcoólicas diminuiu de 62,5% para 57,6% entre 2008 e 2013. No caso do sorvete, o desafio é convencer o brasileiro a consumir o produto em maior quantidade. De acordo com levantamento da Kantar, o brasileiro toma, em média, 3,1 litros de sorvete ao ano, o que corresponde a cerca de um sexto do consumo nos Estados Unidos, por exemplo. Com informações do Estado de S. Paulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário