segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Projeto de criação de galinhas caipiras muda vida de agricultores em Nova Fátima


Os agricultores da pequena comunidade do Queijo, localizada no município de Nova Fátima, na microrregião de Serrinha, podem agora contar com uma nova alternativa voltada à geração de renda, ocupação e segurança alimentar – o projeto de criação de galinhas caipiras, executado pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, ação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos consumidos pelas famílias dos agricultores, com a oferta de carne de frango e ovos, além de criar a oportunidade de um crescimento econômico viável para os produtores da região, por meio da comercialização do excedente da produção. No total, 25 famílias estão sendo beneficiadas pela iniciativa.

Para o agricultor Luís Carlos Lima, o projeto “é um dos melhores benefícios já recebidos pela comunidade do Queijo”, e o sistema, implantado pelo Escritório Regional da CAR, em Serrinha, “está ajudando as famílias na qualidade da alimentação e melhorando a saúde”.


Ele também destaca que as famílias beneficiadas estão satisfeitas com os primeiros resultados alcançados pela atividade. “Hoje, estamos com o sorriso largo. Além dos efeitos para a saúde da comunidade, com a redução do consumo de hormônios presentes nas galinhas de granja, temos a oportunidade de trabalhar junto com toda a minha família. Isso possibilita ainda agregar ao sistema outros parentes, que não moram em nossas casas”.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores da Região do Queijo, Gilmário Ferreira de Oliveira, o projeto beneficia a comunidade na geração de renda e trabalho e proporciona autonomia para os agricultores que possuíam pequenas propriedades. “Recebemos, por meio da CAR, toda infraestrutura, equipamentos e materiais, a exemplo dos comedouros, bebedouros, kit forrageiro e chocadeiras elétricas, que beneficiam os criadores individualmente ou coletivamente”.

Fonte: Notícias de Santaluz

Sem comentários:

Enviar um comentário