segunda-feira, 9 de março de 2020

Segundo caso de coronavírus na Bahia: doméstica de Feira é a vítima

(Wilhan Campos/Fotos Públicas)
Uma mulher de 42 anos, residente de Feira de Santana, foi confirmada com coronavírus (COVID-19) na tarde deste sábado (7). Esse é o segundo caso da doença na Bahia.


Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a infectada com a doença é doméstica e teve contato com a primeira paciente do estado com COVID-19, quando esta ainda estava sintomática. "Atualmente ambas se encontram em isolamento domiciliar, adotando todas as medidas de precaução de contato e evoluem clinicamente bem", escreveu o secretário no Twitter.

Ainda de acordo com Vilas-Boas, as amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que está autorizado a realizar os exames do Covid-19 sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional. O resultado confirmando foi concluído na tarde deste sábado (7).

"Diferente do caso original, cujo contágio inicial foi na Itália, trata-se de uma transmissão local, sendo agora considerado circulante no estado. Cabe ressaltar que as pacientes vinham sendo monitoradas pelo CIEVS-BA em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana", escreveu o secretário.

A mulher de 34 anos que teve o diagnóstico positivo de Covid-19 da Bahia retornou da Itália no dia 25 de fevereiro. Ela passou por Milão e Roma na companhia do marido e de dois casais de amigos e procurou o Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, três dias depois de retornar. O outro casal mora em Feira de Santana. As informações foram confirmadas ao CORREIO pela infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, em Feira de Santana. 

Pelo menos nove pessoas são monitoradas, em Feira de Santana, onde os dois casos de coronavírus na Bahia foram confirmados. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), junto com a vigilância municipal da cidade. A paciente com o vírus é monitorada de casa, com o marido e duas filhas. Quatro amigos – dois deles moradores de Salvador – que viajaram com ela e o esposo para o exterior e duas secretárias da paciente também são acompanhados.

Fonte: Correio da Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário