Pelo CONSISAL foram construídas no município de Monte Santo 1.100 cisternas e 100 barreiros com 30 horas de máquinas.
Redação CN * fotos: Ramundo Mascarenhas |
No período da longa estiagem Zé Ferreira pegava seu carro e andava mais de 40 km para conseguir mil litros d’água.
O agricultor e presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Pantanal, José Ferreira da Silva, 56 anos, pai de cinco filhos, conhecido por Janjão, acompanhou a equipe do CN a barragem do Pantanal, distante 3 km de sua residência e destacou, com muita alegria, a importância da barragem construída através do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, CONSISAL. Ele contou que a região sofria nos períodos de seca e há muito tempo as comunidades em torno do Pantanal reivindicava essa obra.
A barragem ainda não tem nome, mas atendendo uma sugestão do CN deverá se chamar “Barragem da Arena” pelo formato que lembra um estádio de futebol.
A barragem foi construída em um terreno doado pelo fazendeiro Antonio Lopes Santos Filho, com aproximadamente 700 horas de máquinas. “Essa barragem foi tão abençoada que ficou pronta no final de outubro e no inicio de novembro deu a primeira chuva e em dezembro a segunda, armazenando água para um bom tempo”, contou.
Além de Pantanal, onde residem 210 famílias, a barragem irá beneficiar 400 famílias do Povoado de Alto Alegre que fica há 6 km e 80 famílias do Junco de Ferreira, distante 1 km. “Nos períodos de seca éramos obrigados à esperar os carros-pipa do exercito ou usar a água da represa do Rio Piriperi. Essa água hoje é salobra e só serve para os animais”, lembrou Janjão.
O agricultor não tem dúvida que a barragem ao alcançar o limite máximo da sua capacidade irá amenizar o sofrimento do povo, que historicamente sofre com as estiagens, Zé Ferreira também será beneficiado com um dos 100 galinheiros que será construído em Monte Santo, inclusive já participou dos cursos necessários para atuar na criação de galinha, mesmo tendo experiência da forma tradicional.
Foram construídas também barragens nas comunidades de Itapicuru, Saco Fundo, está sendo construída uma na comunidade de Pedra de Bendegó e será construída outra no Penedo.
Pelo CONSISAL foram construídas no município de Monte Santo 1.100 cisternas e 100 barreiros com 30 horas de máquinas.
Informações: Calila Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário