quarta-feira, 24 de março de 2010

Começa a XVI Expo Coité. Evento vai até domingo


A Expo Coité é um dos eventos mais importantes que acontecem anualmente no município de Conceição do Coité. É organizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Ação Comunitária, com apoio da prefeitura municipal.
Esse evento iniciou na década de 80 como "I Feira de Animais com Ovinos e Caprinos", onde hoje se encontra o Parque de Exposições. Com o sucesso, o Governo Municipal da época inaugurou em 28 de Novembro de 1985, já com a III Feira e Exposição de Ovinos e Caprinos, o Parque de Exposições João Durval Carneiro, que no ano passado teve o nome mudado para Agnaldo Ramos Gomes.
Com seus 16 anos de existência, a exposição já está inserida no calendário da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e do Ministério de Agricultura.
É reconhecida, como um dos mais importantes eventos de caprinos, ovinos e cultura do Nordeste Brasileiro.
Esse evento não contempla apenas criadores de animais, pois além da exposição há também feira de artesanato, barracas com comidas típicas, empresa de agro indústria trazendo as novidades do mercado, além dos shows musicais que acontecem a noite.
Vários são os parceiros que contribuem para a realização dessa festa. Como: O Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), associação dos criadores de caprinos e ovinos da Bahia (ACCOBA) entre outros.
Os animais que participam da exposição passam pela vistoria da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). Os Caprinos precisam de exame negativo de CAEV, só é aceito a partir de doze meses de idade realizado no máximo até 60 (sessenta) dias antes da data de encerramento do evento. Os Ovinos têm que possuir atestado clínico negativo de epidimite, não é aceito animais portadores de Linfadenite, Ectoparasitos, Mastite ou Úbera Perdida e que se encontre debilitados. Os exames são exigidos na entrada dos animais. E os que vêm de outros estados precisam ter nota fiscal. No total participarão da exposição deste ano 1.200 animais.
O secretário municipal de Agricultura, José Mario, estima que durante essa semana o parque seja visitado por 40 mil pessoas. Segundo ele, essa exposição é uma oportunidade de melhoramento genético do rebanho da região, além de ser um evento cultural. Pois na sexta, sábado e domingo haverá apresentação de bandas. Ele ressalta que todas as bandas são da região, pois "o objetivo é valorizar o trabalho dos músicos da nossa terra". A Polícia Militar está dando total apoio à festa, além da Secretária de Saúde e da equipe de bombeiros voluntários que estão dando toda a assistência necessária.

Fonte: Calila Notícias – Por Raiane Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário