segunda-feira, 22 de março de 2010

Presidente da câmara de vereadores de Serrinha morre em acidente de carro

Morreu na tarde desta segunda-feira, 22, em um acidente de carro no km 377 da BR 116/Norte, no trecho Serrinha/Santa Bárbara, o presidente da Câmara Municipal de Serrinha, João Pinheiro Lima (PR), popularmente conhecido por João Grilo, 64 anos, e a secretária parlamentar Gilcélia Barbosa Santana de Oliveira, 48.
Eles viajavam no Corsa Sedan, placa de aluguel, JQB - 6426 licença de Biritinga, pertencente a Flávio Araújo Andrade, e segundo assessores da presidência que compareceram ao local, o veículo estava locado a Câmara de Vereadores.
Além de João Grilo e Gilcélia Barbosa, também estava no carro outra funcionária da Câmara, Cláudia dos Reis Lima, que foi encaminhada ao Hospital Clériston Andrade e seu estado inspira cuidado.
O acidente aconteceu pouco depois das 14h e há suspeita de que o vereador João Grilo tenha sofrido enfarto, segundo informações dos policiais que estavam no local. Eles chegaram a esta hipótese basedos no cenário do acidente.
Tudo leva crer que o veículo vinha em alta velocidade, pois, se trata de uma reta com mais de 02 km de extensão, com boa visibilidade e o carro desceu uma ribanceira de aproximadamente cinco metros de profundidade, saiu levando pela frente, arvores e capim e depois de percorrer cinqüenta metros, bateu em uma única pedra próxima a cerca de uma fazenda. A rocha tinha o formato de "concha", que aumentou o impacto.
No momento passava uma ambulância e prestou socorro a Cláudia dos Reis, sendo necessário "arrancar", o parabeniza para facilitar sua retirada, mesmo ela estando no banco de traz e as duas vitimas fatais presas nos bancos da frente.
Os corpos do vereador e da secretária foram retirados das ferragens ás 16h30, com a chegada dos peritos da polícia técnica e do rabecão do IML de Feira de Santana.
Trajetória política do vereador - João Grilo, filiado ao PR, foi o quarto mais votado na eleição de 2008, obtendo 1.376 votos, morava na Rua Boa Esperança, no populoso Bairro da Rodagem. Estava cumprindo o seu quinto mandato e o segundo ano a frente da presidência da Câmara. Muito querido, ele pautava suas ações políticas na prestação de serviços ao povo na área de saúde, cuidando de marcar consultas, agendar cirurgias e quando necessário, fazia translado de corpos, quando alguém do município falecia em outras cidades e teria que ser sepultada em Serrinha. Foi menino de rua, como ele sempre frisava em suas entrevistas e trabalhou como guarda municipal. Pela sua simplicidade e dedicação, a população humilde do município o conduziu à Câmara. Sua última entrevista em uma emissora de rádio aconteceu na manhã desta segunda-feira (dia do acidente 22/03), no “Jornal Serrinha Hoje” da rádio Continental AM 1330, onde declarou ser contra a implantação de um posto da Polícia Rodoviária Federal na região de Serrinha.
O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, considerando o ocorrido, decretou Luto Oficial de três dias, (22 a 24 de março), e ponto facultativo no dia 23 para os servidores do município de Serrinha. “O nosso povo perdeu um grande homem. Ele era uma pessoa simples e acima de tudo um guerreiro que morreu lutando pela cidade. Peço a Deus para nos ajudar a entender o que aconteceu”, disse o prefeito.
Tão logo a informação da morte do parlamentar chegou à cidade, amigos e colegas vereadores, a exemplo Reginaldo de Oliveira Mota (PR), Lailson Cunha (PSDB), Fernando de Sena Araújo (PP) e Flávio Ferreira Gomes Filho (PTC), foram ao local do acidente e lamentaram a morte do chefe do executivo.
Segundo uma senhora, que não teve sua identidade revelada, pois chorava bastante, João Grilo estava indo a Feira de Santana, pois Gilcélia Barbosa(destaque) estava com problemas de saúde e tinha consulta marcada. Informações não confirmadas pelos vereadores.
A presidente da Câmara de Vereadores de Lamarão, Nilda dos Reis Juriti da Silva (PMDB), disse que esteve com João Grilo na Caixa Econômica Federal, ás 12h e, "ele estava muito alegre. Conversamos sobre os trabalhos da câmara, a política para governo e quando foi depois das duas horas nós ficamos sabendo do acidente e vir vê se era verdade. Foi um grande perca para política de Serrinha", lamentou.
O radialista Clériston Silva, que apresenta o programa Serrinha Hoje, na Rádio Continental, disse que falou com João Grilo nesta manhã de segunda-feira, quando ele participou do debate sobre a instalação do Posto da Polícia Rodoviária no entroncamento de Lamarão. "Ele disse que era contra, pois estaria atrapalhando a vida das pessoas que moravam na zona rural e não tinham carteiras e os seus carros estavam com documentos atrasados", contou Silva ao CN.

João Grilo, além de vereador, era guarda municipal e, segundo o tenente PM Antonio Carneiro, chefe da guarda, teria conversado com ele no sábado e o mesmo lhe pediu uma farda, pois queria voltar à atividade e se aposentar no exercício da função.
"Ele sempre defendeu a guarda municipal e nós tínhamos orgulho disto. O fato dele ser guarda municipal, nos credenciou a conseguir a sede do congresso das guardas municipais para o próximo ano, pois defendi a tese que em Serrinha o presidente da Câmara é, com muito orgulho, um guarda", afirmou Carneiro.

Política - João Pinheiro Lima, foi eleito presidente da Câmara com oito votos a favor e os vereadores Ernesto Ferreira da Silva (PMDB) e Aloísia Carneiro da Silva Pinto (DEM), absteram de votar.
Com cinco mandatos, João Grilo, que fazia muitos favores, tinha estudado apenas e primário, concluindo o segundo grau em 2008, ano que foi reeleito pela quinta vez e eleito em janeiro de 2009, pela primeira vez presidente da Câmara.
O vereador Justino Alves de Oliveira Junior (PT), vice-presidente, deverá assumir o comando do legislativo e José Reis da Silva (PSDB),conhecido por Reis do Alto Alegre, que obteve 693 votos, tomará posse como vereador na próxima sessão.
Ministra eucaristica - Gilcélia tinha a responsabilidade de fazer a leitura das atas nas sessões da câmara de vereadores e muito conhecida na cidade, pois atuava como Ministra da Eucaristia na Catedral Senhora Santana. Ela morava na Rua Ivete Oliveira e o corpo, juntamente com o de João Grilo, deverá ser velado na sede da Câmara.
Fonte: CN Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e do Blog do Clériston

Sem comentários:

Enviar um comentário