terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mandioca pesando 15 kg e medindo 2 metros é colhida em Coité

Uma raiz de mandioca colhida numa propriedade na fazenda Sambaíba a 6 km da sede de Conceição do Coité chamou a atenção dos moradores e das pessoas que vão à secretaria de agricultura do município.

A mandioca segundo o secretário José Mario Rios (D) foi pesada e chegou a marca dos 15 quilos, dois metros de cumprimento e 45 centímetros de circunferência. O secretário disse que uma raiz com o dobro do tamanho foi colhida na região do distrito de São João há uma semana, mas não era tão pesada quanto à de Sambaíba.

De acordo com o secretário, depois da criação do programa Terra Produtiva nessa atual gestão, houve melhorias significativas na produção da mandioca no município e o exemplo são as raízes encontradas. Rios disse que essa raiz com quinze quilos corresponde a aproximadamente cinco pés e cada uma sai do solo com até 10 raízes no tamanho normal.

Ele atribui a melhoria na produção à utilização de novas técnicas como a seleção da maniva, espaçamento e uso do adubo orgânico.

Os resultados positivos já são notados pelos próprios produtores que recebem todo o incentivo da secretaria, "tem agricultor que costumava produzir 25 sacos de farinha, hoje utilizando a mesma terra e no mesmo espaço aumentou para 60 sacos, tendo mais que duplicado a sua produção", pontuou José Mario. A proposta é promover assistência técnica a 1200 agricultores familiares espalhados pela zona rural de Conceição do Coité

Dentre as ações já desenvolvidas estão incentivo à melhoria das áreas de plantio, com a utilização de novas técnicas, que possam ser mais produtivas e rentáveis. "São realizadas capacitações e repassadas orientações, de forma a mostrar aos produtores uma diversidade de técnicas que possam contribuir para um novo cenário de cultivo.

O beneficiamento da mandioca é outro fator que colabora com o crescimento do mercado produtivo. Os principais subprodutos da mandioca são a farinha e a goma. Os produtores ainda utilizam as cascas da planta como ração para animais.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário