quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

População do Distrito de Salgadália sem policiamento vê crescimento da violência


São mais de oito mil habitantes sem nenhum policial, numa comunidade que tem porte de cidade.

A comunidade de Salgadália, que em 7 de abril de 1955, ganhou status de distrito, sendo o primeiro do município de Conceição do Coité, ganhou também um Posto Policial da Policia Militar, PPM, que teve bastante utilidade pela forte economia da localidade e também por possuir estação ferroviária. De acordo com o ex-policial militar e atual presidente da câmara municipal de Conceição do Coité, José Jailmo Pereira Gomes, conhecido Nego Jai, naquela época o posto teve no comando até sargento que atuava de forma briosa e mantinha a ordem.

Hoje, quase 56 anos depois, com população aproximada de 8 mil habitantes, maior inclusive que certos municípios da região, o que se ver é uma comunidade com uma população quatro ou cinco vezes maior, e órfã de segurança pública. Sendo que o agravamento maior em toda sua historia vem acontecendo depois que foi desativado o PPM do distrito em Março do ano passado, pelo comando do 16º Batalhão de Serrinha.

Segundo Jai, é visível o crescimento de tudo que se caracteriza crime, são assaltos, furtos, vândalos, homicídios, abusos por conta do álcool e da droga, enfim, um povo sem paz e sem prazer em viver numa comunidade pacata.

“As praças públicas criadas para as famílias desfrutarem no fim de tarde de domingo já não há mais espaço, pois a ausência de policiais deixa o espaço publico dominado pela desordem e esses mesmos que fazem o barulho com as motocicletas e veículos com decibéis elevados de som, são os mesmos que acabam causando acidentes em muitas das vezes contra pessoas que nada tem a ver com a situação.

“O movimento no distrito aumentou com a construção do asfalto, mas infelizmente com o fechamento do PPM, resultou no crescimento da violência e do vandalismo. Só para se ter uma idéia. De sexta-feira (21) para segunda (24) foram quatro tentativas de homicídios e brigas em vias públicas e zona rural. Um homem continua internado em Salvador depois de ser esfaqueado, dois foram cortados gravemente com garrafas e este caso do rapaz da Fazenda Claros, que teve as vísceras de fora depois de uma facada”, alertou o vereador.

“E, tudo isso se deu com a ausência de autoridades que tenha a missão de combater este tipo de violência, a cidade sede da corporação está a 17 km, e quando solicitado, mesmo com a estrada em boa condições, não há tempo de flagrar nenhuma infração”.

De acordo com Jai, ele está afastado da farda, mas presente no militarismo e por está incomodado com a realidade atual, estará se reunindo com o comando policial regional leste (CPRL) Para levar ao conhecimento do comandante para que alguma solução seja tomada.

José Jailmo é natural do distrito de Salgadália, local que ele prestou serviços por 17 anos, saindo para assumir uma cadeira de vereador em 2001.

O distrito de Salgadália tem uma economia forte, e está vulnerável a ação de bandidos. Possui atualmente Cash do Banco do Brasil, Caixa Aqui e Banco Postal (Bradesco), que funcionam como extensões de bancos. Sem falar do medo dos comerciantes de sisal, muitos deles são obrigados a contratar seguranças particulares para fazer seus pagamentos.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário