quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Mundial do Desafio em Araci. Uma multidão contra o sedentarismo


O Dia do Desafio foi criado na década 80 no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC em São Paulo coordena o evento no Continente Americano. O objetivo é a conscientização da população principalmente os jovens e as crianças a respeito da prática da atividade física para a melhoria e qualidade de vida.

Araci foi uma das 42 cidades baianas a participar do evento que reuniu o maior público já registrado na história de eventos esportivos ou desse tipo no município, segundo a coordenação do município, o público passou de duas mil pessoas entre alunos das escolas públicas e particulares, professores, servidores, pais, e tantas outras pessoas que se homogeneizavam formando uma só massa realizando alguma atividade física.

A organização do evento em Araci foi da prefeitura através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família coordenado pela Educadora Física Liliane Silva e o Fisioterapeuta Walisson Mota, com apoio das secretarias municipais, das escolas, professores e diretores das escolas públicas e privadas.

O evento começou às oito horas da manhã desta quarta-feira, 25, com concentração na Vila Olímpica Rei Pelé. Ciclistas do grupo ARACICLISTA do Colégio Olympus fizeram um pequeno circuito pela cidade, dança swing baiano com o professor Juliano e dança e ginástica aeróbica com a Educadora Física Liliane Silva. A multidão fez os exercícios de fundamentos básicos da capoeira com o mestre Zé Muringa, depois foi a vez do samba de roda com o Grupo Lisboa do Luis do Boa com participação do grupo da 3ª idade do CIC.

Outras tantas atividades esportivas como chutes a gol, brincadeiras populares como pular corda e elástico e apresentações de escolas de dança, pagode e hip-hop fecharam o evento ainda com grande número de participantes.

Por: Do Karmo Carvalho
Fotos: Dedé

Sem comentários:

Enviar um comentário