sexta-feira, 13 de maio de 2011

PM 4ª Cia/ Coité Implanta novo sistema de Câmara na cidade e apresenta plano de segurança para o Coité Folia


Haverá em um ponto movimentado da cidade (semáforo) uma câmera "tagarela" que emitira som chamando atenção dos motoristas para determinadas infrações, ou mesmo para serviços de utilidades públicas.

Foi inaugurado no final da tarde de quinta-feira (12), o novo sistema de videomonitoramento urbano que reforçará a segurança da cidade de Conceição do Coité. O ato aconteceu em frente à sede da 4ª CIA/PM na Rua Wercelêncio Calixto da Mota e contou com a presença do presidente do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), presidente da CDL, comerciantes, representantes das agências bancárias, Câmara de Vereadores, prefeito Renato Souza, policiais militares, dos comandantes da 4ª Cia Joilson Lessa e do 16ª BPM, tenente coronel Vitor Santana.

A cerimônia foi aberta com o canto do Hino Nacional e em seguida foi franqueado o espaço para os discursos. Usaram da palavra o presidente da CDL Kleuber Cedraz, vereadores Betão e José Jailmo (presidente) o presidente do CONSEG Mamede, prefeito Renato Souza, tenente Lessa e coronel Vitor.

Os oradores falaram da importância da implantação do sistema de monitoramento e do homenageado Pedro Bispo Sacramento, já que a sala onde estão instalados os monitores recebeu o nome dele, que foi um dos principais articuladores para a implantação do sistema quando presidente da CDL.

Segundo capitão Lessa, Pedrinho, contribuiu para a implantação desde o projeto e colaborou com a segurança do município. O oficial se emocionou ao lembrar-se dele que foi um dos primeiros amigos na cidade. “Ao chegar em 16 de janeiro de 2003, não conhecia ninguém na cidade e na época a cidade passava por um momento conturbado na segurança e nós recebemos o apoio de Pedrinho, que sempre estava ao nosso lado nas reuniões onde o assunto era segurança”, falou Lessa.

Pedrinho do Bazar, como era conhecido morreu em 25 de abril de 2010 vitima de câncer no cérebro. Familiares estiveram presentes no ato e participaram do descerramento da placa. Em seguida o tenente Lessa convocou os convidados para conhecer a sala e como irá funcionar.

Serviço de monitoramento – Oito câmeras ficarão em pontos estratégicos da cidade, haverá um Centro de Controle que fará o gerenciamento das imagens captadas nas ruas.

Câmeras de vigilância para cidades – Segundo os especialistas em segurança, hoje o sistema de monitoramento de cidades por câmeras de vigilância é a melhor ferramenta existente, pois apresenta o melhor custo benefício contra a criminalidade.

“Em todas as cidades que implantamos o sistema, obtivemos grandes e imediatos resultados, atingindo índices significantes na redução dos Crimes violentos”, falou o técnico da empresa Mamede, responsável pela implantação do sistema.

De acordo com informações da empresa, das oito câmaras instaladas na cidade, duas delas tem capacidade de mostrar as placas de um veículo com trezentos metros de distância. Ele disse que as imagens ficam armazenadas por trinta dias, o suficiente para tirar qualquer dúvida.

Aproveitando a presença do comandante geral da PM e de representantes dos principais órgãos e entidades municipais, a PM apresentou o esquema que foi montado para dar segurança a população durante os três dias de festa, no período de 13 á 15 de maio. Na operação de segurança, serão utilizados 265 policiais militares, 39 polícias do Corpo de Bombeiros e uma guarnição diária do CIPE – Litoral (CAEL). Cada dia será comandado por um oficial diferente e terá um Major como coordenador, e a supervisão será do próprio coronel Vitor.

Haverá posicionamentos de barreiras com policiais na BA 120, saída para Riachão do Jacuípe, próximo a Sisaleira Gonçalves e no acesso para Retirolândia, na altura do Alto São João. As outras barreiras serão montadas nos acessos ao Distrito de Salgadália e a Serrinha, no largo do Posto Juliana. Será intensificada a fiscalização de veículos para evitar a entrada de armas e drogas na cidade.

A ação terá o reforço das 08 câmeras de monitoramento ao longo do circuito. Foram instalados pontos elevados de observação.

O prefeito Renato Souza (PP) parabenizou a PM pelo plano e disse que está tranqüilo quando a segurança e na segunda-feira (16) irá comemorar os bons resultados.
Fonte: Calila Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário