quarta-feira, 7 de março de 2018

Estados do Nordeste assinam acordo de cooperação em segurança pública

Governadores do Nordeste firmaram acordo de cooperação para combater violência regional.
Os 9 governadores de Estado do Nordeste assinaram nesta 3ª feira (6.mar.2018) acordo de cooperação para criar o Sistema Regional de Segurança Pública e Gestão Penitenciária. A ferramenta permitirá o compartilhamento de informações entre os Estados e a implementação de programas de combate e prevenção ao crime.

Segundo dados apresentados pelos governadores, o Nordeste responde por 40% dos assassinatos registrados no Brasil.

O acordo foi assinado em 1 encontro dos governadores em Teresina, no Piauí. O documento, intitulado “Carta de Teresina”, será direcionado ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Na carta (eis a íntegra), os governadores defendem a criação de 1 fundo, de 1 sistema nacional de segurança pública e a instalação de 1 centro regional de inteligência da Polícia Federal no Ceará.

Os governadores citam na carta que no Brasil não há estratégia de enfrentamento à criminalidade e à violência.

“O enfrentamento desordenado do crime favorece o fenômeno da migração, visto que quando se fortalecem ações de repressão em um determinado Estado ou território, os delitos e criminosos se deslocam para áreas que não se encontram fortalecidas”, diz o documento.

Assinaram o acordo os governadores: Wellington Dias (PT), do Piauí; Renan Filho (MDB), de Alagoas; Rui Costa (PT), da Bahia; Camilo Santana (PT), do Ceará; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; e Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte. O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (MDB), comanda o cargo interinamente e também assinou o acordo.

No evento, os governadores debateram sobre os desafios da segurança pública na região e a implementação de ações integradas de combate ao crime em âmbito regional.

Fonte: Poder 360 - SABRINA FREIRE

Sem comentários:

Enviar um comentário