quinta-feira, 1 de março de 2018

Temer deve anunciar linha do BNDES para investimentos em segurança para Estados

O presidente Michel Temer deve anunciar nesta quinta-feira (01), em reunião com governadores, a criação de uma linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investimentos em segurança. Os recursos serão destinados para Estados e prefeituras e podem atingir cerca de R$ 40 bilhões. O número final ainda estava sendo fechado pelo Palácio do Planalto.
Foto: Jorge William / Agência O Globo
A linha vai estar disponível por cinco anos e não exigirá aval do Tesouro Nacional. Outros tipos de garantias serão fixados. Os financiamentos não poderão ser destinados a pagamento de pessoal, por exemplo, mas apenas a investimentos como criação de sistemas de inteligência e programas de reequipamento das polícias, incluindo compra de armamento.

Desde que anunciou a intervenção na segurança pública no Rio e a criação do Ministério Extraordinário da Segurança, o presidente Temer tem focado sua agenda no tema do combate à violência no país. A reunião de hoje com os governadores segue esta estratégia. Depois, ele fará o mesmo tipo de encontro com representantes de prefeitos.

A destinação de recursos para a segurança pública era uma reivindicação de governadores como uma medida necessária para colocar de pé um plano de combate à violência no país, transformado em tema prioritário do Palácio do Planalto neste ano.

Na reunião, Temer irá fazer um “chamamento” aos governadores para também priorizarem o tema da segurança pública. Deve ainda pedir que todos ajudem na montagem do Sistema Unificado de Segurança Pública, que será votado no Congresso Nacional. O ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) será o responsável pela coordenação e integração de um programa unificado de segurança no país.




Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário