quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Serrinha: Expresso Cidadania já atendeu mais de 30 mil pessoas na zona rural


Os municípios do interior baiano têm suas limitações em todas as áreas que compete a administração pública, mas há também prefeitos que têm visão de futuro e desenvolvimento e fazem de tudo para superar estes limites e desenvolver sua administração forte e compromissada com dias melhores para seus munícipes. Um exemplo disso é a atual administração do município de Serrinha que encontrou uma solução para diminuir as dificuldades do acesso da população à saúde.
E o pensamento de melhoria no atendimento da saúde, começou na compra de uma unidade móvel de saúde que recebeu o nome de Expresso Cidadania. A unidade é equipada com um consultório odontológico e um médico onde oferece perfeitas condições para os atendimentos às pessoas de uma forma rápida e eficiente.
Na última segunda-feira, 16, o Folha esteve visitando a unidade móvel em pleno funcionamento na comunidade de Mandacaru, zona rural de Serrinha, e junto a equipe da unidade estava o prefeito Osni Cardoso, o secretário de saúde Fernando Oliveira, que conversaram com a reportagem.

Osni explicou que o Expresso Cidadania  é um projeto pensado e montado no início do seu governo com objetivo de levar a saúde para mais próximo da população da zona rural e com isso, já atendeu mais de 30 mil pessoas em todo o município. “Vamos fazer o atendimento na saúde diferenciado, com  a unidade móvel vamos diminuir a fila nos postos de saúde. Daqui do atendimento da unidade móvel, as pessoas já passarão a ter a data e o local para a realização do exame sem precisar ir até a cidade para marcar” – Osni

O prefeito disse ainda que a partir de fevereiro o mesmo trabalho será realizado com o gabinete da prefeitura. “Vamos, em três  dias na semana, levar o gabinete itinerante  às comunidades maiores, justamente para procurar resolver os problemas emergenciais destas comunidades” – concluiu.

A unidade tem  os atendimentos divididos em turno, sendo o primeiro atendimento com enfermeira e o dentista pelo turno matutino e a tarde com atendimento médico clínico geral.

Outra vantagem da unidade é que no local do atendimento, as pessoas já recebem o diagnóstico e a medicação e o trabalho são feitos em todo o município nas comunidades onde não têm cobertura de PSF.

O secretário de saúde Fernando Oliveira, informou ainda que as pessoas atendidas no expresso não têm necessidade de ir ao centro de regulamento da secretaria de saúde para marcar enxames e procedimentos. No próprio expresso as pessoas atendidas já saem com todo processo de linhagem feito e é encaminhada realização dos exames, inclusive com a data e o local da realização do atendimento na sede. “É um trabalho contínuo, vamos aos poucos cobrir todo o município de Serrinha. É uma forma de diminuir o sofrimento da população quando se fala em marcar consultas ou exames. Acontecia casos das pessoas madrugarem nas filas para as marcações” – explicou o secretário.

Para o vereador Fernando, que acompanhava o prefeito, a saúde em Serrinha tem tido um avanço significativo graças ao foco da prefeitura a esta área. “Digo que nunca em Serrinha houve uma administração que fizesse este trabalho em levar a saúde às comunidades.”

Fonte: Portal Folha  Por: Do Karmo Carvalho Foto: Artur Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário