quinta-feira, 14 de março de 2013

Paulo Afonso ganha campus da Univasf


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) implantará, em Paulo Afonso, o seu 3º campus a ser instalado na Bahia. O terreno para a sua construção foi doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nesta quinta-feira (14), durante cerimônia realizada no município. 

Participaram da solenidade o diretor administrativo da companhia, José Alcântara, o reitor da universidade, Julianeli Tolentino, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, representando o governador Jaques Wagner, e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, além de deputados estaduais e lideranças municipais. 

O primeiro curso a ser oferecido pela Univasf será o de medicina, inicialmente, com 40 vagas anuais, podendo ser ampliadas para 80. O Ministério da Educação já autorizou a contratação de 60 professores e 30 servidores técnico-administrativos para a oferta do curso. 

O reitor Tolentino afirmou que a implantação do curso de medicina responde a uma necessidade do nordeste: “Vamos reduzir o déficit de médicos. Teremos, em Paulo Afonso, um polo de referência na área de saúde, já que o objetivo é oferecer, também, outros cursos, como enfermagem, odontologia”, disse. 


O papel da educação para o desenvolvimento do estado foi destacado pelo secretário Rui Costa. “A implantação desse campus reafirma o compromisso dos governos federal e estadual em ampliar e consolidar a rede de universidades”. O secretário disse, ainda, que o Estado participará da reestruturação do Hospital Regional Nair Alves de Souza, que será um hospital universitário. 

A previsão de conclusão do campus é para 2015, mas a proposta apresentada pelo Governo do Estado, durante a cerimônia, é que o cronograma seja antecipado para que a universidade, numa instalação temporária, entre em funcionamento antes da data. Essa notícia foi recebida com entusiasmo pela paulo-afonsense Tânia Regina. “Estou muito feliz com essa universidade. Quero que se torne realidade logo, porque meus filhos vão poder usufruir do curso superior sem precisar deixar a cidade”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário