sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Água para Todos: “Me sinto na beira do São Francisco”


Programa alcançou a marca de 750 mil cisternas instaladas até o fim de 2014

O Programa Água para Todos alcançou a marca de 750 mil cisternas instaladas até o fim de 2014, segundo a Secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

O resultado ultrapassou em mais de 21 mil unidades a meta estabelecida pela pasta. Ao todo, foram instaladas 771.344 cisternas, num investimento de R$ 6,1 bilhões e 40 meses de trabalho, com mais de 5 milhões de brasileiros e 1.200 municípios beneficiados.

“A conclusão deste primeiro ciclo do Água para Todos foi surpreendente. Além de superamos a meta pública, também atendemos a um número maior de famílias”, afirmou Adriana Alves, secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração.

Desde o primeiro ano do mandato do Presidente Lula, o Governo Federal instalou mais de 1,1 milhão de cisternas em dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais. 


De acordo com o agricultor José Obis de Belo Monte (AL), que foi atendido com uma cisterna, a vida ganhou outro sentido após o acesso à agua. “A realidade aqui era muito difícil. Ficávamos doentes com frequência e nossos filhos não podiam estudar. Hoje temos água para beber e cozinhar. Me sinto morando na beira do Rio São Francisco”, conta.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração ainda informa que o passo seguinte é dar sequência à implantação dos sistemas coletivos de abastecimento e ao investimento nas tecnologias de segunda água, que são pequenas barragens, poços e kits de irrigação. “As tecnologias de segunda água são fundamentais para universalizarmos o acesso à água no semiárido”, revela Adriana

A afirmação conta com o apoio do agricultor Obis que diz que, com a primeira chuva após a instalação da cisterna, foi possível acumular 4 mil litros de água. “Quem sofre com a seca severa do sertão sabe o valor que isso tem.”

Família sergipana beneficiada (Foto: Carlos Maciel)
Alisson Matos, editor do Conversa Afiada

Sem comentários:

Enviar um comentário