quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Jordânia diz que está disposta a libertar iraquiana em troca de piloto


               Foto: Muhammad Hamed/Reuters
O governo da Jordânia disse por meio de um porta-voz nesta quarta-feira (28) que o país está pronto para entregar a iraquiana Sajida al-Rishawi, presa por tentar realizar um ataque suicida, em troca da libertação de um piloto jordaniano capturado pelo grupo Estado Islâmico (EI). A exigência foi feita pelo EI na semana passada.
saiba mais

"A Jordânia está disposta a libertar a prisioneira Sajida al-Rishawi se o piloto jordaniano for libertado são e salvo", declarou o porta-voz do governo, Mohammad al-Momeni, segundo a televisão jordaniana. Nada foi dito pelo porta-voz acerca do refém japonês Kenji Goto, também em poder do grupo radical.

Com 44 anos, Sajida al-Rishawi está detida em uma prisão jordaniana desde a sua condenação à morte, em setembro de 2006, por atos terroristas que remontam a 9 de novembro de 2005. 

"Desde o início, a posição da Jordânia foi garantir a segurança de nosso filho, o piloto Maaz al Kassasbeh", disse o porta-voz citado pela televisão.

Em sua conta no Twitter, o ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Judeh, pediu "provas de que o herói Maaz está vivo". O EI não respondeu a esta solicitação.

O Estado Islâmico ameaçou executar nas próximas 24 horas o refém japonês e um piloto Muath al-Kasaesbeh se Amã não libertar a jihadista presa e condenada à morte, segundo um novo vídeo publicado na internet nesta terça-feira (27).
Informações: G1- Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário