O Antonov vai levar para o Chile um gerador de 150 toneladas fabricado no Brasil
Na noite desta segunda-feira (14), a maior aeronave em atividade do mundo vai pousar no Brasil. A Antonov Mriya An-225 tem 84 metros de comprimento, 32 rodas, 6 motores e capacidade para carregar mais de 7 Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.
(Foto: Arquivo AFP) |
"Essa é a segunda maior carga a ser transportada na aviação comercial mundia"l, diz Miguel Dau, diretor de operações de Guarulhos. "É uma operação sem par no Brasil". Já o diretor de operações de Viracopos brinca: "Vai ser a nossa Gisele Bündchen. Enquanto ele estiver andando, nenhuma outra aeronave se mexe", explica. O Antonov tomará, no avião Campinas, vaga usada geralmente por três Boeings 7474, segundo maior avião de passageiros do mundo.
Da última vez que esteve no país, em 2010, a aeronave trouxe equipamentos da Petrobras dos EUA para o Brasil. Na época, ele passou por Guarulhos e teve uma escala técnica prevista para acontecer no Galeão (Rio de Janeiro) cancelada. O avião, único, foi construído na década de 1980, como parte do programa espacial da Rússia. O apelido, Mirya, significa "sonho" em russo - para muitos, era inacreditável que, daquele tamanho, fosse conseguir decolar. A aeronave foi reformada em 2000 pela fabricante, que tem sede na Ucrânia.
Fonte: Correios 24 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário