terça-feira, 7 de setembro de 2010

Barragem estoura misteriosamente em Gavião

A Barragem tinha uma importância imensurável para os moradores de Gavião, além de já ter contribuído para amenizar os efeitos de diversas secas, servia como fonte de renda para pescadores.

A população da cidade de Gavião, localizado no território do Jacuípe, amanheceu na segunda-feira (06) sem entender o que tinha acontecido, pois o Rio Jacuípe estava praticamente seco e recebeu a notícia do rompimento da Barragem do Bom Gosto. Uma parede de cimento que perenizava o leito do rio, formando um grande lago nas proximidades da cidade se rompeu.

Construída há mais de 48 anos, a barragem fica localizada a 1 km da sede do município e mantinha perene o Rio Jacuípe num trecho de aproximadamente 5 km. Era responsável pela retenção das águas do rio na área que contorna a cidade entre as duas pontes até a região da bananeira.

A Barragem tinha uma importância imensurável para os moradores de Gavião, além de já ter contribuído para amenizar os efeitos de diversas secas, servia como fonte de renda para pescadores e representa um dos principias ponto turístico da cidade, pois em época de cheia apresentava uma belíssima queda d’ água apreciada por banhistas e moradores.

Sobre o rompimento a população não tem falado em outro assunto, são lamentações saudosistas e emocionadas com a perda. Especula-se sobre uma possível ação de vandalismo, mas, é provável que a deterioração que causou rompimento deva-se à ação do tempo. Até o momento, não nenhum pronunciamento oficial das autoridades sobre as possíveis causas do ocorrido.

Fonte: CN - Por Valdemí de Assis * com informações e fotos Luiz Antônio

Sem comentários:

Enviar um comentário