segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em dez anos, frota baiana de motos cresce seis vezes.


Ela ainda nem sabe guiar uma motocicleta, mas já fechou negócio e comprou um modelo 125 cilindradas. Em visita nesta segunda-feira, 6, a uma concessionária de Salvador, a vendedora Vânia Alves, 37 anos, adquiriu sua primeira moto e vai pagar 36 prestações de R$ 286. Pesou na decisão a insatisfação com o dia-a-dia de ônibus lotados e viagens extenuantes. “Queria uma moto basicamente para fazer o trajeto de casa, na Boca do Rio, para o trabalho, no Centro”, ´justifica Vânia.

Assim como ela, são muitos os baianos que estão deixando o transporte público para incrementar a frota de motocicletas do Estado. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a frota da Bahia foi ampliada em seis vezes nos últimos dez anos, saltando de 112,8 mil unidades em 2000 para 705,8 mil até abril deste ano.

Com este incremento, a Bahia deixou de ter a décima frota de motos do País e a terceira do Nordeste para se tornar a sexta maior em nível nacional e a primeira entre os estados da região. E este mercado deverá avançar ainda mais: os dados referentes de janeiro a julho deste ano mostram a Bahia como o terceiro Estado que mais compra motos no Brasil, com 6,8% do mercado, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

O avanço na economia e o aumento do poder aquisitivo das famílias são fatores que ajudaram a impulsionar as vendas. Mas, na avaliação dos especialistas, o crescimento do crédito para as classes C e D, além da insatisfação com o sistema público de transporte são os principais motores do avanço do mercado de motocicletas na Bahia.

Fonte: A Tarde - Por João Pedro Pitombo

Sem comentários:

Enviar um comentário