O evento contou com a participação de políticos, produtores e curiosos de toda a região.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou hoje (16) junto com o Secretario de Ciência Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares Monteiro do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal. A solenidade foi realizada na Casa da Cultura de Valente. O ministro chegou a cidade por volta das 9:00h, seu primeiro compromisso foi uma visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb). Vindo para a Casa Brasil assistiu a uma demonstração do funcionamento da nova máquina desfibradora, em seguida participou de uma coletiva de imprensa.
Na abertura da solenidade no auditório da Casa Brasil foi apresentado um vídeo contextualizando a história da cadeia produtiva do sisal, em seguida foi assinado o contrato com o Coselho de Desenvolvimento Sustentável-CODES Sisal para a entrega das máquinas e o protocolo de intenção do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal, o evento finalizou com os pronunciamentos das autoridades.

Com o objetivo de solucionar esse problema e facilitar o cultivo do sisal foi criado por José Faustino Santos, um homem simples autodidata uma nova máquina, a qual trará melhores condições de trabalho para o agricultor. O novo modelo se torno 51 kg mais leve, o resfriamento da água foi trocado pelo mecanismo de ar facilitando sua utilização em região com escassez hídrica, ela evita totalmente o risco de mutilação, além de evitar esforços físicos por parte dos produtores. Serão mais de dez municípios beneficiados com as novas máquinas.
Fonte: Calila Notícia - Por: Raiane Lopes/texto e fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário