quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Máquina de sisal que não causa mutilação é desenvolvida na Bahia

Teixeira News
     Criada por um inventor autodidata e testada com sucesso pelo Ministério do Trabalho, uma nova máquina vai acabar com um problema social que se arrasta há cerca de 25 anos, na região sisaleira da Bahia: a mutilação de mãos e antebraços de trabalhadores em pelo antigo e perigoso equipamento de desfibrar a folha do sisal, chamado de “Paraibana”.

     Nesta quinta-feira, 16, serão entregues 140 unidades do novo equipamento que vai beneficiar diretamente 3.612 agricultores familiares do semiarido baiano. O cerimônia acontecerá às 10h, no município de Valente, com a presença do ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel e do secretário estadual da ciência, tecnologia e inovação, Feliciano Monteiro.

     Inventada por José Faustino Santos, um homem simples que estudou apenas até a 7ª série do ensino fundamental, mas com uma inteligência incomum, o equipamento “Faustino V” tem como principal diferença em relação à máquina mutiladora o fato do trabalhador não precisar virar a folha do sisal para realizar seu trabalho.

     Ela é colocada suavemente na engrenagem e “engolida” pelo mecanismo, saindo desfibrada do outro lado. Na máquina ainda utilizada em série, as mutilações costumam ocorrer justamente porque o trabalhador precisa puxar a folha na ‘boca’ da máquina, girar e reintroduzi-la para completar o processo de desfibramento.                                                                                         Fonte Bahia Hoje

Barrocas também será contemplada.

     O Prefeito de Barrocas José Almir, em contato por telefone com nossa equipe na noite desta quarta-feira (15) confirmou que estará em Valente amanhã recebendo 24 unidades dessa nova máquina para serem entregues a agricultores barroquenses.
Jrnal @ Nossa Voz

2 comentários:

  1. Muito bom!!!, Como consigo contato para adquirir esta nova Maquina??

    ResponderEliminar
  2. MARAVILHO , É TRITE ASSISTIR TANTOS DESASTRES E CONFORTÁVEL PRESENCIAR SOLUÇÕES

    ResponderEliminar