sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seca: Mandacaru vem sendo a última alternativa para alimentação do gado.


O mandacaru resiste à seca, mesmo das mais fortes, pois trata-se de uma planta úmida que pode alimentar e hidratar o animal.
Há um dito popular no sertão, que o mandacaru não dá sombra nem encosto, mas, neste momento crítico de estiagem  vem tendo um papel muito importante para matar a fome dos animais. Mas para o animal se alimentar com o mandacaru precisa de um esforço muito grande do homem, pois, precisa que seja cortado e queimado os espinhos, usando a técnica de um botijão de gás e um equipamento semelhante a um maçarico acompanhado com um botijão de gás. Esta técnica vem sendo usada por todos os vaqueiros do sertão nordestino, pois a seca assola todos os estados.

Em Riachão do Jacuípe quem vem tendo uma missão muito árdua para saciar a fome de oitenta bovinos na Fazenda Pindorama na região do Distrito de Chapada é o vaqueiro Manoel Alves de Brito, 66 anos, e que tem na sua companhia o sobrinho Jefferson de Jesus. Nezinho como é conhecido o responsável pelo alimento do gado, disse que foi contratado para fazer este tipo de serviço há oito meses e não mais parou, pois a chuva não veio.
“Tenho que alimentar todo dia oitenta cabeças  de boi e vaca, derrubando o mandacaru e depois que arrumo a moita volto queimando os espinhos. A missão é grande, de quando eu cheguei aqui até hoje morreram quatro reis, e agora dificultou mais ainda, pois até a água que estava vindo da Barragem do Cedro de caminhão para cá, a prefeitura proibiu pegar. Eles estão falando que é por precaução, pois a água é boa até para o consumo humano e se a coisa piorar a população vai consumir dela. A alternativa de água agora é na barragem do rio jacuípe, que é pouca também”, observou Manoel.

Manoel disse também que nunca viu uma seca tão grande, segundo ele, em outras ocasiões via falar em seca, mas ouvia comentário que tinha região que não estava seca, “mas agora o que se fala é que todo lugar tá a mesma coisa”, concluiu o produtor.

O curioso é que o mandacaru  simboliza a seca do sertão, ele está presente nos campos áridos das fazendas ainda sem proporcionar  sombra nem encosto, embora não seja nenhum “filé” o agricultor ainda prefere ter o trabalho de fazer o difícil processamento para não perder o rebanho.
Neste período de estiagem é muito comum palestras e debates para solucionar os efeitos da seca, um sábio estudioso do problema disse que a seca nunca  vai acabar no sertão, o que é preciso é saber conviver com a estiagem prolongada e a convivência com a seca consiste em mais perfuração de poços, estocar alimento usando a técnica da silagem, plantio de palma e mandacaru, preferencialmente as espécies sem espinhos, entre outras alternativas. 
Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário