quarta-feira, 9 de abril de 2014

Erro ortográfico em mapa de livro escolar surpreende mãe em Jundiaí



Os diversos erros ortográficos de um mapa geográfico em um livro didático infantil de uma escola municipal chamou a atenção de uma mãe de Jundiaí (SP). Uma foto enviada através do aplicativo TEM Você, mostra que os estados do Acre, Espírito Santo e Minas Gerais estão com a grafia errada no mapa do material voltado para alunos do ensino fundamental. 
No livro, destinado para crianças do segundo ano, está escrito "Minas Gertais" (Minas Gerais) e "Espíritu Santo" (Espírito Santo). Além disso, o Acre está com um acento no A (Ácre) e ainda falta a identificação de cinco estados do nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal.
De acordo com Vanessa Marques, de 34 anos, foi o filho de 7 anos que mostrou os erros para a mãe na terça-feira (8). “Ele chegou em casa e folheamos o livro juntos. De repente, ele me disse: ‘Olha mamãe, os nomes dos estados estão escritos de forma errada’. Ou seja, é tão grosseiro que ele percebeu assim que olhou para o mapa”, conta a auxiliar administrativa.
Vanessa ainda conta que chegou a folhear o resto do livro para ver se havia alguma brincadeira no material didático. “Dei uma olhada no resto para ver se aquilo era alguma pegadinha ou algo que fosse para chamar a atenção da criança, mas não era. O resto do livro está correto, o que não adianta nada porque são demais esses erros crassos em um livro destinado a ensinar crianças em uma fase crucial da alfabetização”, pontua.
A mãe disse também que até agora o uniforme escolar, que deveria ser entregue pela prefeitura de Jundiaí, não chegou.

Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí informou ao G1 que notificou imediatamente a editora responsável pela impressão dos livros didáticos, que assumiu total responsabilidade do problema, para que corrija os erros ortográficos e faça a impressão de  novas páginas para substituição no livro já nos próximos dias.

Os professores estão sendo orientados para a substituição do material.
Sobre os uniformes, outra reclamação da auxiliar, a Secretaria de Educação informou que os kits chegarão às escolas da rede municipal a partir do dia 22 de abril.  A previsão inicial era entregar todos os uniformes até o dia 15 de março. Porém, um problema com o fornecedor de meias atrasou a entrega.
Fonte: G1.com


Sem comentários:

Enviar um comentário