segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cavalo premiado morre eletrocutado após choque de baia

Foto: reprodução/facebook
Um cavalo premiado nacionalmente morreu no último domingo (29), no Parque de Exposições de Salvador, durante a 28ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). O animal, chamado de Forró do Cardeal, teria recebido um choque na baia em que estava e não resistiu.

Em sua página do Facebook, o Haras Caraíbas, responsável pelo cavalo, reclama da estrutura do evento e diz estar vivendo “um dos piores momentos da nossa criação”. “Nosso Forró do Cardeal acaba de morrer eletrocutado! Acreditem! Absurdo! Eletrocutado na baia da Fenagro 2015! Uma feira que se diz uma das maiores do Brasil! Sem nenhuma estrutura para receber nossos animais e com gambiarras que matam nossos cavalos e podiam matar nossos peões ou proprietários”, acusa a publicação.

A feira internacional foi aberta oficialmente neste domingo, com a presença do governador Rui Costa e do recém nomeado secretário de Agricultura, Vitor Bonfim (PDT).

Fenagro se posiciona sobre morte de animal

A coordenação da Fenagro 2015 está apurando rigorosamente com vias a identificar as causas da descarga elétrica que causou a morte do cavalo Mangalarga Marchador Forró do Cardeal, do Haras Caraíbas, em uma das suas baias móveis – modelo largamente utilizado em exposições agropecuárias.

A Fenagro aponta este como um fato isolado e inédito em 28 anos de exposição. A feira assegura que o problema pontual já foi solucionado e que tanto animais quanto público estão em perfeita segurança durante o evento, que acontece até o próximo domingo, dia 6 de dezembro.

O diretor da Accoba, Almir Lins, lembra que os animais são o maior patrimônio da feira e de seus proprietários, sendo prioridade de todos o tratamento dado a eles. Com providências tomadas imediatamente pela Accoba (Associação de Caprinos e Ovinos da Bahia) e Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado), que respondem pela organização da feira, foi realizado, nas horas seguintes, contato com o proprietário do animal para lhe dar todas as garantias e indenizações.

Cada animal participa da exposição acompanhado de veterinário, tratadores e gerentes de fazenda. A Fenagro, por sua vez, mantém veterinário contratado pela exposição e equipe disponíveis 24 horas para qualquer eventualidade. “Os animais são bem tratados, não há dúvida sobre isso, caso não fosse assim os seus proprietários não estariam aqui com a soma de 6 mil animais. Este foi um fato isolado”. reforça Almir Lins.

Fonte: Calila - Bahia Notícias/ Seagri

Sem comentários:

Enviar um comentário