quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pai e filho ensinam programação para crianças carentes na Grande São Paulo


Com nome de astro da música e boa vontade, o desenvolvedor de softwares Michael Jackson Moraes, de 34 anos, doa tempo, paciência e muito carinho para crianças em situação de vulnerabilidade na ONG (organização não governamental) Nova Era, no Jardim Miranda, em Mauá, na Grande São Paulo. Ele é um instrutor do Code Club, uma rede de voluntários que ensina programação para crianças em todo o mundo. Ao lado dele, o filho Matheus, de 9 anos, é assistente e voluntário mirim do projeto.

"Eu sempre quis ajudar crianças carentes e busquei uma forma de ensinar o que eu sei fazer de melhor, que é programar, para mudar o futuro dos pequenos. Na internet, eu encontrei um programa que se encaixava na minha proposta e comecei a buscar um lugar para dar início ao trabalho", explica Moraes.

O projeto o Code Club, que qualificou Moraes como instrutor, teve início no Reino Unido e foi trazido para o Brasil em 2013. Com um software desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em tradução livre), referência mundial em tecnologia, ele consegue "desenvolver o intelecto e o raciocínio lógico dos participantes", segundo ele.


"Tem muita criança talentosa, mas sem oportunidade. A única opção de futuro que eles encontram no dia a dia é entrar no tráfico de drogas". De acordo com Michael Jackson Moraes, há alunos que convivem com violência doméstica, alcoolismo e drogas.

Segundo Michael Jackson, além da parte técnica e do desenvolvimento, as crianças têm mais um aprendizado: a autoconfiança. "Elas descobrem que são capazes de realizar o que quiserem. Os alunos são os criadores da realidade deles. Eles saem daqui com a ideia de que eles podem, eles são capazes e eles conseguem", revela.

Fonte:Do BOL, em São Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário