quinta-feira, 9 de junho de 2016

Canadense receberá indenização milionária por ficar preso 27 anos por erro

Um canadense que ficou preso por 27 anos por erro acusado de vários estupros,
 receberá uma milionária indenização.
Um canadense que ficou preso por 27 anos por erro acusado de vários estupros receberá uma milionária indenização, informou a justiça nesta quarta-feira.

Ivan Henry, de 69 anos, apresentou a denúncia depois que a justiça revogou, em 2010, a condenação que lhe foi imposta por dez agressões sexuais, oito delas a mulheres, ocorridas entre 1981 e 1982.

A justiça lhe concedeu uma indenização de oito milhões de dólares canadenses (cerca de 6,3 milhões de dólares americanos).

Na sentença, o presidente da Suprema Corte de Justiça da província de Colúmbia Britânica, Christopher Hinkson, disse que os promotores não revelaram evidência-chave, o que "infringiu seriamente o direito de Henry a um julgamento justo".

O juiz considerou uma série de provas que não haviam sido utilizadas no julgamento, como declarações de testemunhas e evidências forenses, incluindo impressões digitais e marcas encontradas nas cenas dos crimes.

Os promotores nunca comunicaram ao acusado que a polícia acreditava que outra pessoa era responsável por ao menos um dos ataques.

No julgamento, Henry representou a si mesmo e foi condenado basicamente pelo que o juiz descreveu como uma frágil identificação feita por algumas testemunhas.

Henry foi declarado criminoso perigoso devido ao que foi considerada uma conduta depravada, o que permitiu ao Estado prendê-lo indefinidamente.

Décadas depois, outro homem confessou três dos crimes, foi preso e morreu logo depois.
Fonte: Yahoo Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário