quinta-feira, 8 de julho de 2010

Começa a reforma da estrada de Biritinga

Asfaltado em 1978, e estando em precárias condições, os governantes de Biritinga têm essa obra como uma das suas maiores reivindicações. Na terça feira (6) chegaram as primeiras máquinas.


Faltam acostamentos, não tem sinalização, totalmente esburacada, trechos que lembram o período que era asfaltado, porém com grandes buracos. Esta é a situação do trecho de 20 km da BA 383, que foi asfaltado em 1978, pelo então governador Roberto Santos. A rodovia foi projetada para veículos de pequeno porte, entretanto, o tráfego de carretas aumentou bastante, levando em consideração que a estrada, com início em Serrinha e com extensão de 80 km até Nova Soure, diminui a distância para os estados do Nordeste.

A recuperação desta BA é a principal reivindicação dos políticos do município de Biritinga, que ao longo dos últimos governos vêm demonstrando insatisfação com todos os líderes da política baiana em evidência.
Segundo o vereador José Adilson Lima dos Anjos, em 2007 ele e os então vereadores José Simões, Milton Almeida de Oliveira, Nego de Abade e Gilmário Souza de Oliveira, hoje prefeito, estiveram com o governador Jaques Wagner e receberam dele a promessa de recuperação, com início das obras naquele ano e nada aconteceu. Em 2008, o grupo esteve em Salvador novamente. "Na ocasião estivemos com o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, que prometeu iniciar as obras entre quatro a cinco meses e não passou da promessa", lembrou o vereador pedetista.

A recuperação da rodovia BA-383, no trecho inicial entre Biritinga/Serrinha, teve inicio nesta quinta-feira (08) e será executada pela empresa Leão Engenharia.
A equipe do Calila Notícias (CN) percorreu os 20 km, saindo de Biritinga, onde à direita localiza-se o antigo matadouro e à esquerda o inicio das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Conceição do Coité, Serrinha e Retirolândia, onde trabalham muitos homens e máquinas. Quem olha rapidamente tem a impressão que são as máquinas responsáveis pela estrada.

Um quilômetro à frente está à lembrança do asfalto, porém com muitos buracos. Ao longo, são três pontes e um trecho entre paredões, conhecido como Corte Grande, na altura das comunidades do Capitão e Água Boa Velha. "Nós aqui desta região da Placa, Vendinha, três Estradas e Lagoa do Morro, sofremos com os preços e a qualidade dos transportes para irmos a Serrinha ou Biritinga, pois ninguém quer botar um carro bom nesta linha", lamentou o agricultor Antônio Francisco Santos, 49 anos.

Enquanto a equipe viajava, encontramos poucos carros e muitas motos, num "verdadeiro poeirão". "Esta é a principal ligação entre as BRs 116 e 410", lembrou o caminhoneiro José Octávio dos Santos, que lamentava a situação do trecho que é obrigado a percorrer, pois estava indo fazer entrega de alimentos nas comunidades de assentamentos da reforma agrária, a 20 km de Biritinga, conhecidas como Colônia Boa Sorte, e Colônia Boa Vista.

O casal Francisco Rodrigues e Ana Maria, residente na Fazenda Sarucaba, a 01 km da pista, disse que até de carroça é complicado trafegar, pois os carros ficam fazendo "zig zag" para se defender dos buracos, correndo risco de acidente. A oito quilômetros da cidade de Serrinha, o asfalto está bom, merecendo um recapeamento, sinalização e acostamento.

O prefeito Gilmário Souza de Oliveira (PDT) diz que está satisfeito com a luta para concretização deste desejo dos seus munícipes, entretanto garante que não vai se quietar até vê a obra chegar a Nova Soure, pois, no seu entendimento, a estrada é fonte de desenvolvimento para o município, inclusive é via de acesso a muitas comunidades rurais, que estão pagando caro para transportar sua produção até a sede.
Segundo técnicos da Leão Engenharia, a empresa já começou a montar sua base de apoio, que ficará a 10 km de Biritinga, dividindo o trecho, como forma de beneficiar os moradores do município, pois são aqueles que mais precisam da estrada. Os trabalhos terão início a um quilometro da cidade, pois esta distância até a sede será duplicada, atendendo a solicitação do deputado Émerio Resedá e do prefeito Gil de Gode, e autorizada pelo governador Jaques Wagner.

Fonte: Calila Notícias - Por: Valdemí de Assis
Fotos: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário